Benjamin Franklin e a Maçonaria

Esta é uma gravura onde aparece Benjamin Franklin (1706 – 1790) paramentado de Maçom, como Venerável Mestre. Acredita-se que a imagem é de cerca de 1770 a 1790. Foi ex-Embaixador dos Estados Unidos, na França em 1776, jornalista, editor, filantrópico, cientista e intelectual norte americano e conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade.

Foi iniciado na Maçonaria em 1731, aos 21 anos de idade, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, sendo um dos principais dignatários da Maçonaria Americana. Ao chegar na França, tornou parte ativa no trabalho de depuração e de unificação da Maçonaria iniciado em 1773, com a criação do Grande Oriente, em 1780.

Há 311 anos nascia o jornalista, cientista, servidor público, diplomata, filósofo, escritor e maçom, Benjamin Franklin, em 1706, Boston, EUA. Franklin contribuiu para muitas coisas no mundo: inventou os óculos bifocais; fundou a primeira biblioteca pública da Filadélfia; em 1752, através de observações e experiências criou o pára-raios; descobriu os fenômenos das cargas elétricas positivas e negativas; denominou termos técnicos na ciência; ajudou na Independência dos Estados Unidos; como criar uma loja virtual, fundou uma Academia na Filadélfia, atualmente conhecida como a Universidade da Pensilvânia.

Na Maçonaria foi Venerável Mestre da Loja As Nove Irmãs, sendo intitulado “Ministro Plenipotenciário dos Estados Unidos da América Setentrional”, se destacando como um dos maiores Franco-Maçons.

Faleceu em 17 de abril de 1790 na Filadélfia, recebendo como homenagem a imagem do seu rosto nas cédulas de US$ 100.

Fonte, texto e foto: Instagram curiosidades da maçonaria e internet

Você também pode se interessar por