Capítulo Cidade de Niterói, no RJ, participa pela primeira vez da ação filantrópica do Dia Mundial de Limpeza de Praias; ajuda a recolher 2,7T de descarte indevido de resíduos sólidos

O Capítulo Cidade de Niterói nº 129, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, participou pela primeira vez, no dia 21 de setembro, da ação filantrópica do Dia Mundial de Limpeza de Praias, evento que reuniu diversas entidades como a Ordem DeMolay, Rotary e Rotaract Club, Lions Clube e a sociedade em geral, com o objetivo de coletar o lixo lá depositado diretamente pelos usuários ou por descargas no mar ou nos rios. Essa ação filantrópica se concentrou nas praias de Itacoatiara e Icaraí.

Os cidadãos que colaboraram retiraram 2,7T de resíduos das praias, 46% a menos em relação ao ano passado. 26kg desses resíduos puderam ser reaproveitados na reciclagem da CLIN, segundo informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Niterói. O evento anual é realizado simultaneamente em cidades de 150 países com atuação de mais de 35 milhões de pessoas a cada edição.

“Participar desse evento é muito importante porque é uma forma da gente se mobilizar e promover a conscientização para a sociedade do quanto é preciso cuidar do nosso meio ambiente”, menciona o Mestre Conselheiro, Irmão Felipe Marques Lucas Correia.

O Dia Mundial de Limpeza de Praias vem tendo uma participação crescente de voluntários no Brasil e no mundo. Atualmente, mais de 25 instituições brasileiras tem participado deste esforço mundial, o qual passou a incluir além das praias, os rios e os lagos.

Este evento é promovido, desde 1986, pela The Ocean Conservancy, uma ONG dos Estados Unidos, sempre no terceiro final de semana deste mês e cada voluntário, anota em um formulário padrão as quantidades recolhidas de cada item que compõem o lixo sólido. Esses dados são utilizados por essa ONG para fazer estatísticas que retratem o estado de poluição dos oceanos de nosso planeta.

Foto cedida para divulgação


Você também pode se interessar por