Capítulo Raimundo Nonato de Brito, no Piauí, promove a noite do Forró – D’ BODES FEST 3 no dia 26 janeiro

O Capítulo Raimundo Nonato de Brito nº 779, fundado em 16/12/2015 e instalado em 19/12/2015, filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB), em Bocaina, cidade com apenas 4.346 habitantes e distante 323 km de Teresina, no Piauí, realizará no próximo dia 26, a terceira edição do D’ BODES FEST, tendo como atração principal a banda de Forró To Na Farra, às 21h, na quadra poliesportiva deste município. O ingresso está a 15 reais para os homens e 10 reais para as mulheres.

Antes da atração principal, o músico local Zé Adão, abrirá a noite com som acústico, voz e violão, tocando clássicos antigos. O D’ BODES FEST é um evento tradicional de Bocaina, realizado por este Capítulo para estreitar ainda mais os laços de fraternidade, apresentar a Ordem DeMolay para a população; além de dar boas-vindas para 2019. Nas edições anteriores o público pode assistir as apresentações acústicas de vários cantores locais, na primeira edição, e do Ex-cantor da Banda Malla 100 Alça, de forró eletrônico, Lamarck.

A história de Bocaina começa ainda no período colonial por volta de 1712 quando chega da Bahia os Irmãos Borges Leal com bastante gado e alguns escravos, ocupando vastos territórios para iniciar as primeiras atividades pecuárias.

Um dos primeiros locais onde esses irmãos se instalam é uma região chamada Boqueirão no ano de 1749. Antônio Borges Leal Marinho foi um dos pioneiros dessa ocupação, casou-se com Maria da Conceição Pereira de Sousa.

Durante a ocupação do território, providenciou logo a construção de uma casa com materiais vindos de Oeiras. Católico devoto, logo providencia a construção da primeira capela na região que é concluída em 1754.

Em suas viagens a Bahia ele traz consigo um missionário jesuíta, essa capela passaria a ser dedicada a Nossa Senhora da Conceição, batizando a Igreja e as imagens de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário, que era a pedroeira dos escravos.

Com o passar do tempo o povoado de Bocaina foi desmembrada de Oeiras e anexada ao território de Picos, mas no ano de 1963 o território é desmembrado e passaria a se formar município independente através da Resolução Estadual 2.561 de 19 de dezembro de 1963, formando o atual município de Bocaina.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por