Conheça Gubbio, na Itália, uma das cidades medievais da Europa

Gubbio é uma cidade italiana da região da Umbria, província de Perugia, com cerca de 30.453 habitantes. Estende-se por uma área de 525 km², tendo uma densidade populacional de 58 hab/km². Faz fronteira com Cagli (PU), Cantiano (PU), Costacciaro, Fossato di Vico, Gualdo Tadino, Perugia, Pietralunga, Scheggia, Pascelupo, Sigillo, Umbertide, etc

Gubbio é muito antiga, e suas colinas já estavam ocupadas na Idade do Bronze. Com o nome de Ikuvium foi uma cidade importante dos umbros, em tempos pré-romanos, tornada famosa pela descoberta das Tabulae Eugubinae, um conjunto de tábuas de bronze que constituem o maior texto sobrevivente na língua umbra. Depois da conquista romana, no século II a.C. ela manteve seu nome como Igúvio (em latim: Iguvium) e sua importância, como atesta o seu teatro romano, o segundo maior do mundo ainda existente.

Gubbio se tornou muito poderosa no início da Idade Média. Os séculos seguintes foram bastante turbulentos, e Gubbio esteve envolvida em guerras contra as cidades vizinhas. Uma dessas guerras viu a intervenção milagrosa de seu bispo, Santo Ubaldo, que obteve uma vitória esmagadora para Gubbio em 1151, seguindo-se um período de prosperidade. Em 1350 Giovanni Gabrielli, conde de Borgovalle, um membro da família nobre mais proeminente de Gubbio, tomou o poder e tornou-se senhor de Gubbio.

Gubbio é mais conhecida por seu festival da Corsa dei Ceri, uma espetacular corrida realizada todos os anos em 15 de maio, em que três equipes, dedicadas a Santo Ubaldo (o santo padroeiro de Gubbio), São Jorge e Santo Antônio, vestidas com as cores da cada patrono, percorrem as ruas entre uma multidão de entusiastas, cada uma carregando uma estátua de seu santo montada sobre um prisma octogonal de madeira, semelhante a uma forma de ampulheta, com 4 metros de altura e pesando cerca de 280 kg. A corrida tem fortes associações devocionais, cívicas e históricas e é uma das manifestações folclóricas mais conhecidas na Itália.

Foto cedida para divulgação

Texto: Wikipédia

Você também pode se interessar por