Grande Oriente do Brasil – GOB – Poder Central em Brasília completa 196 anos

O Grande Oriente do Brasil, no Distrito Federal, a maior potência maçônica do Brasil,  da América Latina  e do Caribe juntos e a terceira maior do mundo, completou no último domingo, 17, 196 anos. Foi fundado em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes nº 001,  Esperança de Nictheroy nº 002 e  União e Tranquilidade nº 003. Seu primeiro Grão Mestre foi o Tio José Bonifácio de Andrada e Silva que após a fundação do Grande Oriente do Brasil passou a ser membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy nº 002. Em 1843, instalou-se o GOB no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro, onde até hoje encontra-se o trono de D. Pedro I.

O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura, proclamação da república e a independência do Brasil. A Maçonaria  foi uma sociedade secreta no passado, hoje é uma sociedade discreta, de carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.

“Para mim é um orgulho muito grande ser voluntário do GOB, trabalhar e poder de alguma forma ajudar com o crescimento da Maçonaria Brasileira. Estou há 13 anos no Excecutivo desta entidade fantástica. Parabéns ao GOB, a Ação Paramaçônica Juvenil, aos três poderes do GOB, aos grandes maçons que estão fazendo desta Instituição, essa potência que hoje estamos vivendo”, menciona o Tio José Eduardo de Miranda, Secretário Geral de Interior, Relaões Públicas, Transporte e Hospedagem do GOB.

É uma Instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria e pugna pelo aperfeiçoamento moral, social e intelectual da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em Lojas, todas iguais em direitos e honras.

História

Em 1815, deu-se a fundação da Loja Maçônica Comércio e Artes  (ainda não havia Potência Maçônica, apenas uma Loja). Esta, fundada por Maçons comprometidos com a causa de nossa Independência, funcionou até 1818, portanto 3 anos, quando foi fechada por lei imperial que proibia o funcionamento de sociedades secretas no país. Mas restabeleceu-se, reerguendo suas colunas em 1821, com o nome de Comércio e Artes na Idade do Ouro.
Um ano depois (1822), a Loja cresceu tanto que houve o seu desdobramento em 3 Lojas distintas: Comércio e Artes, Esperança de Nichteroy, União e Tranqüilidade.

Os Irmãos foram distribuídos entre as 3 Lojas por sorteio. E nesse mesmo dia elas se reuniram, se agregaram numa Federação, numa Potência Maçônica denominada Grande Oriente do Brasil. Isso aconteceu no dia 17 de junho de 1822 e esta data é considerada a data oficial de fundação do GOB. Esta entidade funciona na Avenida W 5 quadra 913 conjunto H Sul.

Em 15 de abril de 1983, o Tio Adilson do Amaral,  com 50 anos de Maçonaria e hoje detém a Comenda Dom Pedro I, (maior condecoração que um maçom pode receber do GOB), fundou a Ação Paramaçônica Juvenil – APJ –  uma Instituição Paramaçônica para jovens, de âmbito nacional no Brasil, criada pelo Grande Oriente do Brasil, órgão agremiador da maçonaria brasil, tem como princípio o estudo das personalidades históricas brasileiras, o conhecimento sócio-político do país, noções de cidadania, patriotismo, fidelidade, ética, além do desenvolvimento de talentos adicionais ao esporte, artes, literatura e liderança.

Para participar da APJ é necessário ter entre 07 e 21 anos e ser indicado por um membro já atuante ou um preceptor. O trabalho na APJ é gratuito e é tutelado pela Maçonaria. Cada Grão-Mestre Estadual é responsável direto pelo desenvolvimento da APJ em seu Estado.

Foto: internet

Fonte : Internet

Você também pode se interessar por