Grande Oriente do Brasil intensifica seu apoio à Ordem DeMolay

Após alguns anos da vinda da Ordem DeMolay para o Brasil, sues capítulos ainda eram patrocinados somente por Lojas Maçônicas das Grandes Lojas. Mas em 1990, após a chegada do Irmão André Pereira (Fundador do Capítulo Nova Friburgo nº 138 e  Membro da Legião de Honra do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil) na cidade do Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, que podemos ver que essa realidade começava a mudar. Ao procurar a Loja Indústria e Caridade (Loja centenária da Cidade) conheceu o Venerável Mestre da Época, o Abnegado Maçom Sidney Jaccoud, que ao ser apresentado as virtudes da Ordem DeMolay por nosso Irmão, se prontificou imediatamente a levar ao plenário da Loja tais informações.

E ainda na mesma conversa, disse ser a Ordem DeMolay “Um serviço de utilidade Pública “e que esta, deveria ser patrocinada por todas as Lojas Maçônicas de nosso País. Assim, levada a proposta ao plenário maçônico da Loja Industria e Caridade nº 0049, esta decidiu patrocinar aquele que posteriormente seria o Capítulo “Nova Friburgo nº 138 “.

Mas, havia um pequeno entrave. Não existia orientação do Grande Oriente, sobre a fundação de capítulos da Ordem DeMolay nas suas Lojas. Assim o Venerável Mestre, após passar a informação ao Irmão André Pereira, solicitou que ele aguardasse a resposta do G.O.B/RJ, para que pudessem proceder aos tramites da fundação.

Pouco mais de um mês após a autorização da Loja havia se passado, nosso Irmão, não se continha em ter que esperar. Foi então, que ao procurar o Venerável Sidney Jaccoud, esse lhe informou que apenas estava aguardando a autorização do Grão Mestre, e que isso poderia demorar.

Após essa conversa, o irmão André Pereira, solicitou ao seu pai, que também era maçom do GOB, se haveria a possibilidade de ir conversar diretamente com o Grão Mestre. Seu pai, vendo que sua determinação em fundar um capítulo na cidade iria além de qualquer obstáculo, não deixou por menos. Conseguiu marcar uma reunião com o Grão Mestre à época, o Maçom Teixeira Neto.

Após algumas horas em conversa com o Irmão Rubem Pereira e o Sobrinho André Pereira, Teixeira Neto se mostrava encantado com a Ordem DeMolay, apesar de já a conhecer a algum tempo. E essa conversa terminou com a promessa (posteriormente cumprida) de autorização, não só para a fundação do Capítulo, mas de quantos outros capítulos as Lojas do GOB decidissem patrocinar.

E até hoje podemos contar com apoio das Lojas do Grande Oriente do Brasil, que além de patrocinar vários capítulos, ainda mantem sua campanha em prol da Juventude Brasileira publicando na página inicial de seu site, diversos acontecimentos da Ordem DeMolay pelo Brasil.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por