Happy Birthday Irmão Mickey – Por Thiago Nogueira Xavier – Assessor da Secretaria de Legislação e Justiça – GCE/SP

Dificilmente existe alguém no mundo que não conhece o nome “Disney”. Esse nome, além de ser a marca de uma das empresas de mídia mais valiosas e conhecidas do mundo é também o sobrenome de um ilustre DeMolay, mais precisamente o 107º DeMolay do mundo, iniciado no capítulo mãe de Kansas City em 1920: Walter Elias Disney, que receberia a Cruz de Honra em 1931 e faria parte da primeira turma de DeMolays a ingressar no recém-criado Hall da Fama DeMolay em 1986, já postumamente.

O que poucos sabem é que uma das maiores, senão a maior criação de Disney é também um DeMolay. Mickey Mouse, o famoso camundongo que virou símbolo da marca Disney, com suas famosas orelhas redondas foi não só um dos primeiros sucessos da empresa Disney, que possibilitou o que é hoje um conglomerado avaliado em cerca de 150 bilhões de dólares, mas também é o DeMolay mais antigo em atividade, eis que no dia 18 de novembro de 2018 completou seus 90 anos em plena forma, conhecido por gerações de crianças mundo afora desde 1928.

Disney fez questão que sua maior criação também fosse um símbolo de sua reverência pela Ordem DeMolay a quem sempre agradeceu pelos ensinamentos. Como Disney sempre foi um membro muito ativo, apesar de sua agitada vida profissional, aceitou um convite para fazer uma série de quadrinhos para o boletim nacional da Ordem DeMolay nos EUA, o “DeMolay Cordon”, que teriam como enredo a vida DeMolay de Mickey Mouse. Em 1931 o DeMolay Fred Spencer, que trabalhava com Disney, começou a desenhar os quadrinhos com o título “Mickey Mouse Chapter”, que seria publicada no boletim a partir de 1932. No primeiro episódio da tira, em branco e preto, Mickey faz um pôster para que todos os residentes do celeiro criassem seu próprio capítulo de DeMolay. Todos sinceramente votaram “Sim!” Em outra faixa, Mickey está falando no púlpito com um símbolo DeMolay. Numa outra tira, que também conseguimos o cão Pluto entra no meio da reunião, passando pelo sentinela enquanto perseguia um gato.

Infelizmente Fred morreu tragicamente em um acidente de carro em 1938, de modo que poucas tiras foram elaboradas, algumas ainda perdidas para as névoas do tempo, mas existindo outras ainda que estão disponíveis na internet, especialmente em sites americanos, que contam estórias durante este período. Todas as tiras foram também assinadas por Walt Disney.

Outras “coincidências” ainda são cogitadas como referências entre a ligação de Mickey e Ordem DeMolay, como, por exemplo, as próprias cores do camundongo, vermelha e preta, com detalhes amarelo-dourados, como alusão ao traje ritualístico. Apesar de interessante, é necessário lembrar que nos EUA existe uma padronização diferente para os trajes, diferentemente do padrão brasileiro. Outra referência é no premiado filme “Fantasia”, de 1940, que basicamente conta uma estória mágica de feitos em que Mickey se envolve após vestir o chapéu de um mago. Curiosamente, ao olhar para este chapéu mágico muitos veem o emblema central do brasão da Ordem, que é a lua crescente cercada de estrelas sob um fundo azul, que já estava presentes nos emblemas utilizados à época, haja vista que o atual somente passou a ser utilizado em 1949.

Independentemente de isso ser verdade ou não, certamente o irmão Mickey Mouse é um DeMolay do qual podemos no orgulhar.

Texto de: Irmão Thiago Nogueira Xavier
Assessor da Secretaria de Legislação e Justiça – GCE/SP
Capítulo José Carlos Lopes Anselmo nº 528
Foto Internet

 

Você também pode se interessar por