Lojas Maçônicas de Teresópolis, no RJ, visitam Monumentos em homenagem ao dia do Maçom

Membros das quatro Lojas Maçônicas de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, A.R.L.S. Francisco de Assis nº 3361, A.R.L.S. George March nº 2051,  A.R.F.G.B.L.M. Teresópolis Primeira nº 21 e A.R.L.S. Três Luzes nº 2544, se reuniram neste domingo, 18, para visitar os três Monumentos Maçônicos existentes neste município com o objetivo de homenagear o dia do Maçom; estreitar ainda mais os laços de fraternidade entre os Irmãos.

A data comemorativa, é lembrada sempre no dia 20 de agosto; as homenagens, em Teresópolis, acontecerão até a próxima quarta-feira, 21. Nesta segunda, 19, às 20h, haverá uma reunião na A.R.L.S. George March nº 2051 e dois dias depois, as homenagens serão na A.R.F.G.B.L.M. Teresópolis Primeira nº 21, também às 20h.

“A visita aos monumentos das Lojas Maçônicas é uma oportunidade que a gente tem de fazermos uma reflexão sobre aqueles que nos antecederam, das pessoas que trabalharam muito para que a Maçonaria continuasse viva e funcionando na nossa cidade. O principal objetivo é esse, de relembrar e procurar de uma maneira muito simples realizar essa homenagem a esses homens tão valorosos”, menciona o Ex-Venerável Mestre da A.R.F.G.B.L.M. Teresópolis Primeira nº 21, Irmão José Luiz Guedes.

A visita aos três monumentos maçônicos de Teresópolis começou na A.RL.S. George March nº 2051, em seguida na A.R.F.G.B.L.M. Teresópolis Primeira nº 21 e finalizando na A.R.L.S. Três Luzes nº 2544.

“A importância dessa visita é muito grande, a Maçonaria significa integração, fraternidade, irmandade e nesse domingo, a gente está inaugurando a semana que a gente faz a confraternização com todas as Lojas Maçônicas, especialmente na nossa região. É um marco inicial da nossa semana comemorativa ao dia do maçom, de estreitar os laços de fraternidade entre os Irmãos com as demais Lojas Maçônicas. Aproveito a oportunidade para convidar todos os Irmãos, Cunhadas e Sobrinhos a participarem da nossa sessão comemorativa ao dia do maçom que será realizada nesta segunda-feira, 19, às 20h, no Templo da A.R.L.S. George March nº 2051, declara o atual Venerável desta Loja Maçônica, Irmão Luiz Arthur Martinez.

Origem do dia do maçom

” De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822, aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

Gonçalves Ledo, considerado o integrante de maior destaque na maçonaria brasileira, era também um jornalista e político liberal, portanto, tinha influência na sociedade da época.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi registrada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro”.

Foto cedida para divulgação



Você também pode se interessar por