Maçonarias e Ordens Paramaçônicas locais parabenizam Teresópolis pelos seus 127 anos

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, completa hoje 127 anos. A primeira descrição oficial desta cidade foi feita em 1788 por Baltasar da Silva Lisboa, (comendador da Ordem de Cristo no Brasil e sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa) que em seu relato descrevia a serra e também a Cascata do Imbuí. Em 06 de julho de 1891, através do decreto 280 do então governador Francisco Portela, a freguesia foi alçada à condição de município, com sede na freguesia de Santo Antônio do Paquequer ou Teresópolis, em homenagem a Imperatriz Dona Tereza Cristina, esposa de D. Pedro II, sendo desmembrado o seu território do município de Magé. As Maçonarias e as Ordens Paramaçônicas locais parabenizam este município por mais um aniversário.

A Maçonaria se faz presente constantemente em Teresópolis. São quatro entidades Maçônicas: A.R.F.G.B.L.M. Teresópolis Primeira nº 21, tendo como seu Venerável Mestre o Tio José Cezar Ferreira, a  A.R.L.S. George March nº 2051, (Venerável é o Tio Homero Dias da Rosa), A.R.L.S. Três Luzes nº 2544 (Venerável Mestre, Tio Paulo Sérgio Lesse Lima) e a A.R.L.S. Francisco de Assis nº 3361 cujo seu Venerável Mestre é o Tio José Guilherme Urbano Seixas.

“Parabéns Teresópolis. As quatro Lojas Maçônicas estão sempre bem unidas, realizando trabalhos de beneficência, por meio da campanha Papai Noel existe, que visa prover de auxílio financeiro para cirurgias, doações de cadeiras de rodas, entre outros itens, necessários ao auxílio aos necessitados, sendo um dos pilares da Maçonaria em Teresópolis”, menciona o Venerável Mestre da A.R.F.G.B.L.M Teresópolis Primeira nº 21, Tio José Cezar Ferreira.

O Venerável Mestre da A.R.L.S. Francisco de Assis, nº 3361, Tio José Guilherme Urbano Seixas, aborda que em Teresópolis, a “Maçonaria faz a diferença atuando de diversas formas na sociedade, na política e no desenvolvimento social, mesmo que não aparecendo, pois não fazemos nada para ganhar congratulações e sim para ajudar a melhorar como um todo o desenvolvimento do município; ainda amparando aqueles de maior necessidade”.

” A Ordem DeMolay tem sua importância em todas as cidades que está presente, em Teresópolis vemos isso por meio do Capítulo Obreiros do Século XXI que em seus trinta e um anos de história já formou o caráter de mais de duzentos e cinquenta jovens. Por meio de convivência e experiências, um DeMolay adquire conhecimento sobre a vida em sociedade, algo que acaba se tornando intrínseco ao seu caráter e levando-o para um caminho mais correto e justo na estrada da vida”, conta o Mestre Conselheiro, Irmão Guilherme Henrique.

As entidades Paramaçônicas como a Ordem DeMolay representada há 31 anos pelo Capítulo Obreiros do Século XXI nº 057, a Alumni Rafael da Silva Camacho; o Bethel # 18 Flor de Lis, também vem contribuindo como um todo para o desenvolvimento desta cidade e também amparando as pessoas que necessitam de ajuda e apoio.

Foto : Irmão Lucas de Azevedo

Você também pode se interessar por