Membro do Capítulo Nova Friburgo e da Loja Maçônica Perseverança e Harmonia ministra palestra sobre Astronomia em Teresópolis

Membro do Capítulo Nova Friburgo nº 138 e da Loja Maçônica Perseverança e Harmonia nº 183, no Rio de Janeiro, Irmão e Tio Pedro Cordoeira, estudante do sexto período de Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói), ministrou palestra no dia 9 de agosto, com o tema “Astronomia como ferramenta de ensino”, para os estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), no campi Quinta do Paraíso, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a convite do coordenador, professor Carlos Alfredo Franco Cardoso. Membros do Colégio Alumni Rafael da Silva Camacho, vinculado ao Capítulo Obreiros do Século XXI nº 057, estiveram presentes, representado pelos Irmãos: Rafael Tapajóz (presidente), Luiz Felipe de Oliveira Rosa (vice-presidente), Victor Hugo Guerreiro (tesoureiro), Lucas de Azevedo e Ícaro Frazão.

O palestrante apresentou tópicos relacionados a astronomia com as demais ciências e de como podemos usá-la para ensiná-la multidisciplinarmente e mencionou que a “astronomia é a ciência mais antiga e mais abrangente que existe. Porém, o campo é minimamente explorado para o ensino. Explorar a astronomia e toda a sua versalidade é uma maneira de trazer para os estudantes, o fascínio em aprender e mostrar como estamos ligados ao universo”.

“A Ordem DeMolay e a Maçonaria sempre têm me ajudado a enxergar as melhores maneiras de me relacionar com o meu trabalho”, enfatiza o Irmão e Tio Pedro Cordoeira

Presente na palestra, o vice-presidente do Colégio Alumni Rafael da Silva Camacho, e ex-Mestre Conselheiro do Capítulo Obreiros do Século XXI, Irmão Luiz Felipe de Oliveira Rosa, ressalta que a palestra foi maravilhosa, onde “ficou provado que a didática influencia e muito na transmissão da mensagem. Um assunto muito interessante que a Astronomia tem diversos termos técnicos que podem acabar se tornando enfadonhos para quem não é da área, e o Irmão Pedro Cordoeira driblou esse esteriótipo que nos foi implantado no primeiro contato com a física, e apresentou muito bem a palestra, ministrando com maestria, em uma linguagem acessível e fluída. Literalmente tornou leve um momento acadêmico e transmitiu muito bem o conhecimento. Éum orgulho enorme chamá-lo de Irmão”.

O Irmão e Tio Pedro Cordoeira trabalha numa escola particular de Nova Friburgo, também na Região Serrana do Rio, para os estudantes do nível Fundamental 2 e ensino médio, no Planetário de Nova Friburgo, no Clube de Astronomia deste município e no Clube de Astronomia da Casa da Descoberta da UFF/Niterói.

Foto: Rafael Tapajóz – Presidente do Colégio Alumni Rafael da Silva Camacho

Você também pode se interessar por