Membro do Capítulo Obreiros de Irajá, no RJ, participa do torneio nacional de Robô de combate esportivo em São Paulo

O Irmão Sênior DeMolay Erick Bezerra de Carvalho, 22, membro do Capítulo Obreiros de Irajá nº 249, na Zona Norte do Rio, estudante do 4º período do ciclo básico de Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), na Urca, desenvolveu em maio, com um grupo de estudantes, o projeto de um robô de combate esportivo tendo como objetivo inicial, colocar na prática os ensinamentos estudados em sala de aula. 

O Sanhaço, nome deste Robô de combate esportivo, foi projetado com material de alumínio aeronáutico, possui funções que podem funcionar normalmente mesmo de cabeça para baixo, algorítimos para melhorar o controle e circuítos para proteger o seu funcionamento.   

O Projeto se destacou e o grupo resolveu então participar do XIV Winter Challenge, em julho, no Instituto Tecnológico Mauá, em São Caetano do Sul/SP, ficando em 14º lugar, na categoria hobbyweight (até 5,44kg), competindo com 37 participantes de vários estados. 

“O objetivo para o ano que vem será em reforçar o Sanhaço com a ajuda de patrocinadores e torná-lo competitivo a ponto de conseguir um lugar no pódio. Além disso, um segundo plano, é tirar do papel o projeto de um robô mais leve para que os novos integrantes tenham a experiência e conheçam as dificuldades de montar um robô de combate esportivo a partir do zero”, enfatiza o Irmão Erick Bezerra, único DeMolay integrante da equipe RoboIME.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por