Ordem DeMolay é tema de Monografia em Pós-Graduação

O Irmão Sênior DeMolay, Lucas Costa de Lima, 26, membro do Capítulo Nova Friburgo nº 138, concluiu a Pós-Graduação Latu Senso em Gestão e Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Iguaçu, em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio, ano passado. A monografia de seu trabalho foi sobre “A Sustentabilidade na Ordem DeMolay“. Formado em Geografia, buscou especialização voltada para a área do meio ambiente.

“A população jovem é a responsável pelas novas e futuras gerações, cabe a eles, em parte, o interesse pela preservação dos recursos naturais renováveis e não-renováveis, valorizando-os continuamente”, ressalta o Irmão Lucas Lima.

O tema de sua monografia “A Sustentabilidade na Ordem DeMolay“, na época, foi um fato inédito porque não tinha muito material produzido a respeito desse assunto. O Irmão Lucas Lima, buscou naquele tempo, auxílio com o então Grande Mestre Nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB), Tio Sérgio Luiz Gonçalves para elaborar o seu trabalho.

O trabalho apresenta o que é a Ordem DeMolay, seus princípios básicos e propõe algumas atitudes práticas de trabalhar com o Projeto DeMolay Sustentável no dia-a-dia. Através dessa monografia quem não conhecia esta Instituição passou a entender o seu propósito para a sociedade, bem com seu fundador, quem a trouxe para o Brasil, etc.

“O interesse pela preservação ambiental tem que surgir dentro de cada DeMolay, depois com os amigos da escola; a partir daí, multiplicar essa responsabilidade ambiental”, observa o Irmão Lucas Lima.

Para os Irmãos DeMolays, membros de qualquer Capítulo do país, podem ter a partir deste trabalho, uma referência para projetos sobre o Meio Ambiente que cada Capítulo desta Instituição poderá criar no futuro.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por