Reunião conjunta de Capítulos da Ordem DeMolay fala sobre a campanha do Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Os Capítulos Nell Land nº 407, Frank Sherman Land nº 257 e Wilton Cunha – O Portal da Luz nº 152, todos da Região Metropolitana 2, do Grande Capítulo do Estado do Rio de Janeiro – GCE/RJ – realizaram no sábado, 22, nas dependências A.R.G.B.L.S. Vigilantes da Guanabara nº 1568 (GOB/RJ), em Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio, palestra com o título Prevenção ao Suicídio, para mostrar sobre a importância em divulgar a campanha mundial do Setembro Amarelo, ministrada pelo Tio Ivan de Castro Alves Marinho, (engenheiro químico, professor universitário da UFRRJ, Psicólogo Clínico especializado em interferências psiquiátricas e neuropsicológicas), onde contou também com a presença do Tio: Sérgio Branco (Grande Secretário de Educação da MRGLMERJ); do Irmão e Tio Fábio Vladimir, Ex-Grande Mestre Estadual deste estado.

A palestra foi iniciada com a exposição da importância da família, como sustentáculo do cidadão, prosseguiu com debate sobre como o cidadão deve se preparar para interagir com o mundo externo, sendo de suma importância entender a si próprio e compreender o seu papel enquanto ser pensante.

O palestreante buscou fazer com que os presentes entendessem que a base de tudo está intrinsecamente ligada a uma vida sadia, afastada de ambientes e comportamentos impróprios, além de ser necessário ter foco naquilo que se busca, citando o processo de agressividade e ansiedade como potencializadores.

Após abordar sobre a base dessa grande pirâmide, o Tio Ivan de Castro Alves Marinho, abordou sobre os fatores genéticos ou externos que podem levar à depressão. A perda de entes queridos, de amores e de trabalho foram enfatizadas como agentes exógenos e que a união, apoio e mesmo a religião podem ser meios de resgatar e apoiar aquele acometido do transtorno depressivo causado por tais fatores.

A Ordem Demolay, segundo abordou o palestrante “é um ótimo ambiente extra familiar para que o jovem possa crescer e estar junto com pessoas fraternas e com o mesmo pensamento otimista sobre a vida. O amparo mútuo e fraterno desta Ordem é importantíssimo para enfrentar esses tipos de intercorrências. Que Deus abençoe a causa da Ordem DeMolay“.

Este movimento serve para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Todas as pessoas, empresas e instituições podem aderir a campanha Setembro Amarelo, com algumas medidas simples durante este mês.

Também prestigiaram este evento os Tios: Lenilson Louro e Leandro Gomes, membros dos Conselhos Consultivos dos Capítulos organizadores e também o Mestre Conselheiro do Capítulo Seropédica e pré-candidato a Mestre Conselheiro Regional da Região Metropolitana 2, Irmão Paulo Roberto, que presidiu a sessão por cortesia dos anfitriões.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por