Tio Genésio Dias da Silva: Amor irrestrito pela Maçonaria, Ordem DeMolay e demais entidades paramaçônicas

Ao presenciar a visita do Tio Genésio Dias da Silva nos Templos Maçônicos, principalmente aos domingos, nas reuniões do Capítulo Três Rios nº 221, em Três Rios, na Região Centro Sul Fluminense do Rio, nas dependências da
A.R.L.S. 25 de Março nº 14 , pode se considerar um homem realizado de felicidade, pois nele existe uma paixão extraordinária pela Maçonaria e também pela Ordem DeMolay e das demais instituições paramaçônicas.

Um homem simples de um carisma impecável, de uma fácil amizade a ser construída e, com ela, uma lição de vida para seguir como exemplo de legado para a nossa vida.

Entrou para a Maçonaria em 27/01/1973, onde mais tarde se tornaria o maior maçom que a Região Centro Sul Fluminense e Serrana já viu. Tio Genésio Dias Da Silva, uma pessoa de um exemplo fora do comum carrega um coração que não cabe em seu peito.

Após 46 anos de Maçonaria, o Legionário de Honra da Ordem DeMolay, traz em seu currículo, a fundação de 6 Lojas Maçônicas, que estão espalhadas pela Região Centro Sul Fluminense; ainda foi o responsável pela fundação de mais duas Lojas Maçônicas no estado de Minas Gerais.

Foi também fundador de três Capítulos da Ordem Demolays; incentivador e responsável pela reinstalação do Capítulo Kleber Alves Rayol. Durante sua caminhada, Tio Genésio Dias da Silva, foi eleito Venerável Mestre da A.R.L.S. 25 de Março pela primeira vez em 22/07/1974, sendo reeleito em 2003 a 2004.

Foi Venerável Mestre da Loja Maçônica Vale do Paraíba-Oriente de Paraíba do Sul em 1993 a 1994 e 2000 a 2002.

Além de ter cumprido vários mandatos como Venerável Mestre, serviu também como Presidente das Lojas Maçônicas de Perfeição, Capitular e Kadosch.

Este homem, ao qual a palavra trabalho não o assusta, mas sim, lhe da prazer, permaneceu como presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Três Rios por 15 anos consecutivos. Durante sua direção e contribuição para a Ordem DeMolay foram fundados os Capítulos:

Capítulo Três Rios

Capítulo Sul Paraibano

Capítulo Imperial de Petrópolis

Convento dos Cavaleiros Da Águia Branca e Negra

Capítulos Reinstalado:

  • Capítulo Kleber Alves Rayol- Sapucaia

Incentivador:

  • Capítulo Alberto Mansur – Areal

Passou a estruturar a região servindo a Ordem Demolay como Oficial Executivo Regional; foi o segundo a ocupar este cargo da nossa região. Por tantos trabalhos exercidos pela Maçonaria foi homenageado pelo Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil (GOB) daquela época, Tio, José Coelho da Silva, com o título de Sesquicentenário do nascimento de Antônio Francisco de Castro Alves.

Foi também homenageado pela Câmara Municipal de Três Rios por ter fundado o Capítulo Três Rios nº 221. Todos esses trabalhos e muito mais do querido Tio Genésio Dias da Silva, que vem desenvolvendo ao longo dos seus 46 anos de vida Maçônica, podem ser comprovadas por todas essas Lojas Maçônicas e Capítulos da Ordem DeMolay descritos aqui nesta matéria.

Lojas Maçônicas Fundadas:

  • Tríplice Aliança – Oriente de EWBANk da Camara MG
  • Acácia do Caminho Novo – Oriente de Simão Pereira – MG
  • Vale do Paraíba Nº108 –Oriente de Paraíba Do Sul – RJ
  • Vale Do Piabanha  Nº 118- Oriente de Areal-RJ
  • Pioneiros do Paraibuna- Oriente de Levy Gasparian- RJ
  •  Acácia de Vila Isabel – Oriente de Três Rios-RJ

Texto: Renato Markson CID: 56176/ CIM 20425/ Filiação R+C: 346.209/P.

Você também pode se interessar por