2 de julho: Ordem DeMolay e Filhas de Jó da Bahia lembram desta data histórica

Independência da Bahia, também chamada de Independência do Brasil na Bahia, foi um movimento que, iniciado em 19 de fevereiro de 1822 e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento emancipador de seu povo, terminou pela inserção da então província na unidade nacional brasileira, consolidando a Independência do Brasil.

Com essa data importante o dia 2 de julho é considerado feriado em todo o estado, pois comemora-se a independência do Brasil na Bahia.

O Grande Conselho do Estado da Bahia (GCE-BA), Rafael Storto, fez uma homenagem nas redes sociais sobre esse momento.

“É um marco histórico que representa a bravura e a determinação do povo baiano. Em 2 de julho de 1823, nossos antepassados lutaram e conquistaram a liberdade consolidando a independência do Brasil. Esse movimento não foi apenas uma batalha armada, mas o verdadeiro levante popular onde homens e mulheres de coragens baianos se uniram em prol de um ideal maior, a Liberdade. Para nós DeMolays, é lembrete importante de coragem, perseverança e união, valores que carregamos em nosso dia a dia e que nos inspiram a construir um futuro melhor para a nossa nação“;

“A independência da Bahia nos ensina que a verdadeira liberdade é conquistada com esforço e dedicação. Hoje como DeMolays, temos a responsabilidade de honrar esse legado, sendo cidadãos exemplares, lideres atuantes em nossas comunidades. Cada um de nós pode fazer a diferença, seguindo exemplos de heroísmo e dedicação de nossos antepassados. E que possamos sempre lutar por um Brasil mais justo e igualitário; que o espírito de 2 de julho nos motive a sermos lideres comprometidos com a justiça e o progresso”.

O Gabinete Estadual, através do Mestre Conselheiro Estadual Widney Gonçalves Gomes, juntamente com a Honorável Rainha Estadual das Filhas de Jó da Bahia, Ana Carolina Junqueira postaram uma homenagem a esta data nas redes sociais.

“E hoje, nesta data importante, na qual comemoramos a independência do Brasil na Bahia, nós estamos aqui como lideranças juvenis da Ordem DeMolay e da Ordem das Filhas de Jó comemorando junto com vocês essa data tão importante a nossa juventude em nosso estado”, menciona Widney Gonçalves Gomes.

“O nosso estado sempre foi um símbolo de luta e de muita garra do nosso país, e as nossas organizações são as representações disso; que nós possamos continuar juntos, lutando pelos nossos ideais para que possamos fazer com que a nossa Bahia cresça cada vez mais”, conta Ana Carolina Junqueira.

“Essa é a importância das nossas organizações para toda a juventude baiana e que possamos juntos seguir firmes e inabaláveis nesse propósito inspirando jovens por toda a nossa Bahia”, finaliza Widney Gonçalves Gomes.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por