A importância da Bíblia na Ordem DeMolay

Tendo a Maçonaria como exemplo, a Ordem DeMolay não é uma Religião e nem professa nenhum Credo Religioso. Irineu S. Wilges em seu livro Cultura Religiosa diz ser a Maçonaria uma Atitude Filosófica; talvez possamos dizer algo semelhante da Ordem DeMolay. Em seu próprio exemplo à Maçonaria Universal, aos escrever os Rituais da Ordem DeMolay em 1919, durante a primavera, colocou, entre as tradicionais Virtudes Cardeaisda Ordem, a virtude da Reverência Pelas Coisas Sagradas, sendo a segunda virtude.

Aos jovens DeMolays é ensinado o respeito a todos os Credos Objetos Sagrados, de todas as Religiões, considerando que todas professam determinadas Verdades Eternas, que devem merecer nossa atenção e total respeito. Nas Cerimônias de Iniciação e outras, os jovens DeMolays prestam seu juramento sobre o Livro Sagrado da Religião, onde cada um julgue existir as Verdades pregadas pelos profetas de sua fé.

Assim, o juramento deve ser prestado sobre o Livro Sagrado da Crença do Iniciado. No Brasil, por sermos um país Cristão de maioria Católica, é utilizada a Bíblia Sagrada em todos os Capítulos, inclusive sendo proibida qualquer Reunião DeMolay que não tenha a Bíblia com suas páginas abertas.

Não sendo a Ordem DeMolay uma religião ou Seita Religiosa, podemos certamente dizer que ela é uma Escola Filosófica e Iniciática para jovens, baseada na Moral da Maçonaria, em uma Doutrina de Universalidade, União e Fraternidade. Com propriedade, a Maçonaria retirou as Virtudes e preceitos das antigas Ordens da Cavalaria, transmudando-os em um código de ensinamentos para o aperfeiçoamento dos jovens DeMolays e engrandecendo a humanidade.

Um jovem que desejar ingresso na Ordem DeMolay não poderá ser ateuantes de tudo deverá crer na existência de um Ser Supremo. Comumente os jovens DeMolay referem-se a Deus como “PAI CELESTIAL”, sendo este um costume tão antigo quanto à origem da Ordem DeMolay, mantido em todos os Capítulos do mundo e de profundo significado Iniciático. Enfim, Pai Celestial ou Pai do Céu é a denominação hoje usada pela Ordem DeMolay quando se refere a Deus.

Texto e foto: http://cms529.blogspot.com/

Você também pode se interessar por