ABDL incentiva novos escritores a publicarem e socializarem seus respectivos textos tanto na Ordem DeMolay quanto na vida profana desde 2010

Fundada em 03/07/2010, a Academia Brasileira DeMolay de Letras, (ABDL), é uma instituição voltada para a difusão da cultura no âmbito DeMolay, especialmente no que se refere a produção literária, além de congregar esses Irmãos que se dedicam as letras em geral e promover eventos culturais, congressos, seminários, lives, visando sempre a interação com o público.

É missão central da ABDL incentivar novos escritores a publicarem seus textos e socializarem dentro e fora da Ordem DeMolay. Atualmente, estão com 18 membros, e promovem concursos literários, incentivam a expansão das academias estaduais de letras e também divulgam nas redes sociais as publicações dos irmãos que não são imortais da Academia.

Estamos na luta pela educação, pela aquisição dos conhecimentos, independente do espaço ser formal ou não. E na ABDL, podemos nos dedicar a liberdade intelectual, isso me deixa muito feliz. Produzir e divulgar cultura é uma tarefa árdua, mas que compensa, se pensarmos a longo prazo“, menciona o Secretário Executivo desta instituição, Irmão Daniel Abud Marques Robbin, membro do Capítulo Pharol do Norte nº 937, do município de Ladário, distante 426 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A ABDL realiza anualmente um concurso literário para renovar o quadro de membros desta academia, contemplando apenas um irmão para ser o mais novo componente.

O concurso esteve com inscrições abertas de janeiro a maio, o resultado foi divulgado em julho, no Instagram da ABDL. Esse ano, cerca de 100 inscritos enviaram seus respectivos textos, no qual a comissão organizadora, avaliou nos formatos, conto, crônica e poema segundo o edital deste concurso. Todos serão publicados em versão digital e deverão ser disponibilizados, em breve no SISDM, os textos ainda estão em fase de revisão.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por