Ação Paramaçônica Juvenil, fundada em 1983, completa 38 anos

A Ação Paramaçônica Juvenil, do Grande Oriente do Brasil, (APJ/GOB), criada pela Lei n° 02, de 15 de abril de 1983, ínsita no Artigo 137 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, e sob tutela administrativa da
Secretaria Geral para Entidades Paramaçônicas desta potência maçônica, completou, esse mês, 38 anos.

É uma organização genuinamente brasileira, se diferenciando das demais ordens paramaçônicas juvenis por aceitar jovens de ambos os sexos, reforçando o intuito de humanização entre eles; instruindo- os para serem cidadãos atuantes.

A APJ integra jovens entre 07 e 21 anos, para que possam atuar positivamente dentro da “Ação”, somando-a e formando-se. Como é conhecida pelos jovens e adultos envolvidos em suas atividades é uma proposta da maçonaria brasileira para criar uma reserva moral para o Brasil, sendo instituída para complementar a educação dos jovens, cultural, artística e profissionalmente, em paralelo aos ensinamentos recebidos na escola e no lar.

Cada Grão-Mestre tem a missão de ser atuante como responsável direto pelo desenvolvimento da APJ/GOB em seu Estado. Para que, onde se fizer presente a Família Maçônica, ela guie os passos dos seus filhos. Para que possam desenvolver nos jovens a união, mostrando-lhes a “força” que possuem para discutir Ações em benefício da coletividade.

Os jovens que se agremiam aos Núcleos possuem o comum objetivo de melhorar as suas atitudes e os seus comportamentos ante à sociedade, e, ainda, de melhorar os da própria sociedade, promovendo à propagação do bem ao próximo.

Esses jovens ao conquistarem atitudes e comportamentos adequados, descobrem o senso do dever e os caminhos de influenciar os destinos da nação, sob o ideal de que “o bem geral” tem precedência sobre o bem particular, formando adultos polidos e ilustrados.

Dentre os princípios norteadores da Ação encontram-se o estudo das personalidades históricas brasileiras, o conhecimento sócio-político do país, noções de cidadania, patriotismo, fidelidade, ética, além do desenvolvimento de talentos adicionais ao esporte, artes, literatura e liderança.

É o desenvolvimento da arte da vida com sabedoria, justiça e amor, propiciando aos jovens oportunidades de atuar, criar, pesquisar, criticar e ser criticado.

Texto: http://www.goepi.org.br/site/apj/

Foto: Internet

Você também pode se interessar por