Batalha dos Porongos é lembrada pelos Maçons em Piratini, no RS

Há 175 anos ocorria às margens arroio Porongos, hoje município de Pinheiro Machado, a Batalha dos Porongos (14 de novembro de 1844), o penúltimo capítulo da Revolução Farroupilha (1835-1845). Para homenagear os homens que pereceram num dos mais polêmicos momentos da história do Rio Grande do Sul, 80 Maçons das três Potências Gaúchas (GORGS, GLMERGS e GOB) reuniram-se no Cerro dos Porongos relembrar a batalha e prestar reverência aos que ali tombaram. Mais tarde, em fazenda de propriedade de um Irmão da Loja, próxima a Piratini, foi realizada na última semana, sessão maçônica campeira em tributo aos Lanceiros Negros.

O evento, organizado pela Loja ”Honra e Glória”, de Piratini, foi dirigido pelo Venerável-Mestre Maico Tunes Joanól, e contou com a presença do Grão-Mestre Celito Cristofoli, do ministro das Relações Públicas Patric Arend Lüderitz, do delegado da 19° Região Maçônica Cimarino Alves D’avila, do representante da Assembleia Legislativa Maçônica José Aires Fernandes dos Santos e do prefeito de Piratini Ir∴ Vitor Ivan Rodrigues.

Durante a cerimônia, houve apresentações culturais nativistas com os temas “Lanceiros Negros” e “Porongos”, com três músicas e duas poesias. No dia seguinte, os participantes realizaram uma cavalgada que partiu do Cerro dos Porongos até Piratini, num trajeto de 65 km.

Texto: site do gorgs.com.br

Fotos: IIr∴ Patric Arend Lüderitz, Cimarino Alves D’avila, Murilo Madruga de Ávila e Antônio Anzolin.

Você também pode se interessar por