Capítulo Agulhas Negras completará 28 anos de trabalhos dedicados para a Ordem DeMolay, em 24 de novembro

Atuante nas cidades de Resende e Itatiaia, na Região do Vale do Paraíba Fluminense do Rio, a 48ª Gestão Administrativa do Capítulo Agulhas Negras nº 134 promoverá no próximo dia 24 de novembro, sábado, às 18h, nas dependências da A.R.L.S. Itatiaia nº 2502, a festa de 28 anos de trabalhos dedicados para a Ordem DeMolay, na rua da Maçonaria nº 33, no bairro Jardim Paineiras, em Itatiaia.

 “Sou grato a todos os membros, a todos os tios que se empenharam e continuam se empenhando em prol da Ordem DeMolay, em especial ao Capitulo Agulhas Negras. Eu espero que o nosso Capítulo esteja ativo cada vez mais, pensando sempre no futuro, forjando grandes homens para a vida profana; que possa sempre ter jovens seguindo as nossas 7 virtudes e aprendendo os reais valores da vida. Que esteja sempre engajado na ajuda social, em harmonia com os tios maçons, e moldando líderes para o amanhã”, menciona o Mestre Conselheiro, Irmão Anderson Sant’ Anna Benedito.

O Capítulo foi fundado por um grupo de cadetes de vários Capítulos desta Instituição Juvenil espalhados pelo Brasil, que estudavam na Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN), em Resende, com o apoio dos Maçons militares que lá trabalhavam, onde todo ano são ingressados jovens de todo o Brasil com idade de até 21 anos que, no futuro são graduados a patente de 2º tenente do exército após 4 anos de intensos estudos.

A história do Capítulo Agulhas Negras nº 134, filiado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, (SCODB), é rica no dinamismo e também na superação. Instalado em 19 de novembro de 1990, passou por um momento conturbado até o começo dos anos 2000. Em 2007, houve a reinstalação do mesmo, nas mesmas condições de sua instalação, pelos cadetes DeMolays desta academia militar, começando com objetivos claros de apresentar essa Instituição Juvenil para moradores que residiam na cidade de Resende.

Após o período de formação dos cadetes, na AMAN, eles são transferidos para outras cidades em território nacional; fez com que esse Capítulo passasse por dificuldades na composição de membros. Mesmo com essa dificuldade, o Capítulo Agulhas Negras nº 134, mostrou dinamismo e superação trabalhando sempre com as principais virtudes da Ordem DeMolay e promoveu dentro desse período, filantropias de ajuda ao próximo em diversos eventos, com a finalidade de divulgar essa Instituição, como a participação na feijoada sem fronteiras, páscoa da pastoral da criança, diversas visitas a residência da terceira idade, entre outras atividades.

Realizaram em Resende, as Olimpíada Estadual DeMolay de 2009, o Congresso Estadual, em 2012, que contou com a presença do Maçom Ilustre, Tio Alberto Mansur (fundador da Ordem DeMolay no Brasil – 7 de setembro de 1922 /17 de julho de 2012). Também nesse ano o Capítulo Agulhas Negras nº 134 foi premiado no Concurso de Redação DeMolay. Participou de diversos desfiles cívicos de sete de setembro, além de algumas reuniões regionais.

Foto cedida para divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você também pode se interessar por