Capítulo Cataguases, em MG, completa 17 anos de trabalhos ininterruptos para a Ordem DeMolay; homenagens realizada em redes sociais

O Capitulo Cataguases nº 579, em Cataguases, distante 305 km de Belo Horizonte, completou no dia 19 de julho, 17 anos de trabalhos ininterruptos para a Ordem DeMolay brasileira. Fundado e instalado em 19/07/2003, cerca de 300 jovens já ingressaram nessa Instituição Juvenil nesta cidade; homenagens realizada em redes sociais.

Na história de sua fundação e instalação, este Capítulo foi patrocinado pelas Lojas Maçônicas pertencentes ao Grande Oriente do Estado de Minas Gerais, (GOMG), são elas: a centenária Loja Cataguasense, Obreiros de Miraí, no rito Escocês Antigo e Aceito (REAA), juntamente com as três outras Lojas Maçônicas do rito Brasileiro: a Labor e Civismo, Voluntários da Pátria e Obreiros da Paz nº 13.

Nesses 17 anos de trabalhos ininterruptos para essa Instituição Juvenil, o Capítulo Cataguases nº 579 participou de todos os congressos regionais, sendo sede por diversas vezes, esteve presente em diversos congressos estaduais e nacionais como o de Nova Lima, em Minas Gerais.

Participa constantemente de ações filantrópicas com o objetivo de ajudar sempre diversas famílias carentes de Cataguases como também a várias instituições sem fins lucrativos. Destaque para o projeto próprio, o Superação, que completou sete anos esse ano, (fundado quando o capítulo completou 10 anos, por sugestão do Irmão Gilmar Vecchi), tendo como objetivo de emprestar cadeiras de roda, muletas, andadores, camas hospitalares; recentemente, realizaram campanha para doação de cabelos para confeccionar perucas, onde conseguiram mais de 40 prontas e 15 já emprestadas para mulheres que vieram a perder seus respectivos cabelos no tratamento com quimioterapia.

Este Capítulo sempre está presente nas esferas administrativas do Grande Conselho do Estado de Minas Gerais, (GCE-MG), ocupando diversos cargos, onde destaca-se o de Mestre Conselheiro Regional com os seguintes Irmãos:

Carlos Eduardo Gomes – 2005;
João Carlos Ricardo Junior – 2018;
João Pedro Polito – 2019;
Lucas Rezende Siqueira em 2020.

Como Oficial Executivo Regional, os Irmãos:

Wilson Crepaldi Neto – 2008;
Bruno Modesto em 2018;
Hugo Ribeiro em 2019;
Luigi Gomes em 2020.

Em 2017, antes da unificação da Ordem DeMolay em território nacional, o Capítulo Cataguases nº 579 conquistou o Desafio Nacional de Filantropia do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB). Possui dois legionários de honra através dos Irmãos: Luiz Antônio Farage, venerável mestre da Loja Maçônica Loja Obreiros da Paz n° 13 e Carlos Eduardo Gomes – (Kadu), onde esse teve ótima atuação como presidente do Supremo Tribunal de Justiça DeMolay (STJD) do SCODB em 2015/16 e também mais cinco membros com honrarias de Chevaliers.

O Irmão Luigi Gomes foi coordenador nacional do Programa de Avaliação e Certificação de Cavaleiros (PACC), gestão 2019 pelo SCODB, onde também recebeu a honraria Manto Prateado da Ordem da Cavalaria Brasileira e, atualmente, está como Oficial Executivo da 14ª Região Administrativa de Minas Gerais, pelo GCE-MG.

Nesses 17 anos de história, o Capítulo Cataguases nº 579 teve a honra de ingressar 15 DeMolays na maçonaria mineira, tendo destaque para os Irmãos Hugo Olímpio atual venerável mestre da Loja Maçônica Obreiros de Miraí e Wilson Crepaldi Neto da Loja Maçônica de estudos Flor da Viúva.

Foto cedida para divulgação

.

Você também pode se interessar por