Capítulo Esperança e Liberdade, de Montes Claros/MG, conquista o Desafio Nacional de Filantropia 2018

Durante o XXV Congresso Nacional da Ordem DeMolay Brasileira (CNOD), realizado no último sábado, 8, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, os organizadores do Desafio Nacional de Filantropia entregaram o troféu deste projeto ao Capítulo Esperança e Liberdade nº 388, de Montes Claros, município localizado no norte de Minas Gerais, por ter cumprido com as principais atividades filantrópicas obtendo a maior pontuação entre os Capítulos participantes. As ações começaram em fevereiro com a arrecadação de materiais e livros escolares para que fossem entregues as escolas e creches da rede pública de cada município. A última ação filantrópica deste projeto foi realizada em agosto com o objetivo de promover palestras com temas sociais, também em escolas públicas.

“A emoção em saber que conquistamos o primeiro lugar foi grandiosa, se tratou de um momento inenarrável. Para a gente, significou meses de dedicação e disciplina a frente daquilo que consideramos ser uma das principais funções da Ordem DeMolay na sociedade que é a solidariedade”, explica o Mestre Conselheiro do Capítulo Esperança e Liberdade nº 388, Irmão Giordano Gardel dos Santos Almeida.

O Irmão Giordano Gardel conta também que o “nosso Capítulo olhava para os desafios, não como desafios, mas como deveres. Deveres nos quais cumprimos com amor. Acredito que quando você trabalha com paixão, as atividades deixam de ser trabalhosas e passam a ser prazerosas”; finaliza dizendo que realizar filantropia “para nós é está alinhando com os princípios divinos do Pai Celestial; uma forma de entender o amor que existe em cada ser que é o amor fraternal.

O Desafio Nacional de Filantropia é um projeto do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB), que foi inspirado no Torneio Estadual de Filantropia do Estado do Rio de Janeiro, criado em 2015 pelo Irmão Diego Santa Rosa, membro do Capítulo Volta Redonda Wilton Cunha nº 005, com o objetivo de incentivar os Capítulos da Ordem DeMolay Brasileira a participarem sempre ativamente das ações de filantropias estabelecidas no calendário deste projeto durante o ano, sempre nos meses de fevereiro a agosto.

As filantropias mensais deveriam ser cumpridas por todos os Capítulos participantes deste torneio, onde criou-se assim, um ranking mensal. O projeto também foi elaborado de forma que todos os Capítulos disputassem essa competição de maneira  igual.

“O Desafio Nacional de Filantropia foi um grande sucesso graças ao empenho todos os Capítulos que participaram, exercendo assim a principal ideia deste projeto que é realizar o bem para a sociedade. É um sentimento muito bom onde destacamos a união constante da Ordem DeMolay”, explica o Secretário Nacional de Filantropia da Liderança Juvenil, Irmão Giovani Covelli.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por