Capítulo Imperial de Petrópolis comemora 18 anos de trabalhos ininterruptos para a Ordem DeMolay Brasileira

O  Capítulo Imperial de Petrópolis nº 470, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, realizou, no sábado 24, nas dependências  A.R.L.S. Amor e Caridade 5ª nº 0896, a cerimônia pública dos 18 anos de trabalhos ininterruptos para a Ordem DeMolay Brasileira. Durante o evento, cerca de 50 pessoas assistiram a cerimônia da maioridade para os Irmãos Gabriel Eschternaac e Matheus Aranha, onde também presenciaram, através do Irmão Andrias Magno, a apresentação do trabalho sobre a história desse Capítulo.

Fundado em 24/07/2000 e instalado em 12/11/2000, o Capítulo Imperial de Petrópolis nº 470, já registrou em sua linha do tempo, 36 Mestres Conselheiros; atualmente, possui cerca de 162 membros.

 Em seu trabalho de apresentação, o Irmão Andrias Magno, abordou que o primeiro ano de atividade teve como objetivo proporcionar a dedicação aos treinamentos ritualísticos e administrativos para os 17 Irmãos que lá estavam para forjar ainda mais homens de bem, seguindo sempre as principais virtudes da Ordem DeMolay.

Em 2001, o Capítulo Imperial de Petrópolis nº 470, a convite da prefeitura, participou pela primeira vez do desfile cívico de sete de setembro, com a presença de 9 Irmãos, onde a sociedade petropolitana pode conhecer a história da Ordem DeMolay. Esse evento segue firme rotineiramente, todos os anos, agora com a presença das entidades maçônicas, paramaçônicas locais, cidades vizinhas e até de outros estados.

No ano de 2003, realiza o Conclave nas dependências da A.R.L.S. Amor e Caridade 5ª nº 0896, tendo como objetivo de estreitar ainda mais os laços de fraternidade entre DeMolays e Maçons. Em 2004, promove o Congresso Estadual da Ordem DeMolay,  realizado no SESC de Nogueira, tendo o apoio das maçonarias locais e também da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTRANS).

Em 2005, cerca de 150 DeMolays participaram do já então tradicional desfile cívico de sete de setembro. Também nesse ano, em Petrópolis, durante o XIII CEOD/RJ, foi fundado o Grande Capítulo do Estado do Rio de Janeiro, GCE/RJ, tendo como seu primeiro Grande Mestre Estadual, o Irmão e Tio, Hugo Neto.

Em2009, o Capitulo Imperial de Petrópolis nº 470, era figurado como um dos melhores Capitulo do estado do Rio de Janeiro, onde as novas gestões buscavam cada vez mais instruir e continuar com o legado das gestões anteriores e a estruturação necessária para o Capitulo se aprimorar cada vez mais em seus estudos.

Com esse resultado positivo, novos jovens ingressavam na Ordem DeMolay em Petrópolis. Foi então, montado um plano de estudos que continham bibliografias sobre vários temas. Nesse ano ocorreu o Congresso Estadual em Três Rios; o Irmão Erick Santos foi eleito Mestre Conselheiro Estadual e o Tio Luiz Alberto foi eleito Oficial Executivo Regional da Região Serrana e Centro Sul Fluminense do Rio.

Em 2010, sediou mais um Congresso Estadual, no distrito de Itaipava e também fora comemorado, neste evento, 10 anos do Capítulo Imperial de Petrópolis nº 470 e os 100 anos da A.R.L.S. Amor e Caridade 5ª nº 0896. Em 2012, foram iniciadas as discussões para a criação de um Bethel em Petrópolis. No ano seguinte foi fundado o Bethel #15 Lírio Imperial de Petrópolis das Filhas de Jó Internacional.

Em 2014 e 2015 os Irmãos Luan de Almeida Bastos e Willen de Souza, tornaram-se Mestre Conselheiro Regional da Região Serrana e Centro Sul Fluminense do Rio. Por duas gestões, 2015 e 2016 o Capítulo Imperial de Petrópolis nº 470, também fez um Mestre Conselheiro Estadual, na presença do Irmão Matheus Fernandes.

E, atualmente, o Capítulo planeja o seu futuro ao comemorar seus 18 anos de trabalhos ininterruptos para a Ordem DeMolay Brasileira.

 

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por