O Capítulo União Paranaense nº 313, em Curitiba, completou no dia 21 de junho, 23 anos de trabalhos ininterruptos para a Ordem DeMolay Brasileira. Fundado em 21 de junho de 1997; patrocinado pela A.R.L.S. Cavaleiros de São João n º 2903, já iniciou desde a sua fundação, cerca de 400 jovens tendo como objetivo em forjar ainda mais grandes cidadãos para a sociedade. A data foi lembrada em redes sociais.
Em 23 de março de 2005, o Capítulo União Paranaense nº 313 pensava também no futuro da Ordem DeMolay e, com o apoio irrestrito da A.R.L.S. Cavaleiros de São João nº 2903, fundava a Távola União Paranaense nº 18, a primeira do sul do Brasil, com o objetivo de desenvolver valores e competências com um programa lúdico e específico para esta faixa etária, meninos de 7 a 11 anos incompletos.
Em julho de 2006, este Capítulo participou da primeira Olimpíada Estadual da Ordem DeMolay, na cidade de Medianeira, distante 580 km de Curitiba, onde sagrou-se campeão geral deste torneio, tendo como objetivo de confraternizar e unir os jovens, desta instituição juvenil, através do esporte.
Em 2007 realizaram o Fórum Estadual da Ordem DeMolay, servindo de preparação para a ser a sede, em 2015, do Congresso Nacional da Ordem DeMolay, (CNOD). Também nesse ano, o Capítulo fundava o Clube de Mães e Amigos União Paranaense.
Nesses 23 anos de trabalhos ininterruptos para a Ordem DeMolay, o Capítulo União Paranaense nº 313, também se destaca nas esferas administrativas tanto a nível estadual, quanto nacional, onde alguns membros DeMolays já ocuparam cargos administrativos desta maior Instituição Iniciática Juvenil do mundo, como os Irmãos: Gustavo Adachi (Ministro Presidente do Superior Tribunal de Justiça DeMolay), Adilson Pasqual, (Mestre Conselheiro Estadual do GCE-PR), Rafael Luís Mano Pacheco, (Secretário Executivo do GCE-PR), entre outros.
Recentemente, esse capítulo criou um site moderno e dinâmico, uniaoparanaense.org no qual o interessado poderá acompanhar todas as atividades do Capítulo União Paranaense nº 313, onde também fala sobre os escudeiros, cavalaria, filantropia, aprendizado, fraternidade, valores, entre outros.
Foto cedida para divulgação