DeMolays e Maçons – fiquem por dentro: Estado do RJ vai abrir 300 novos leitos para coronavírus

O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou que colocará 300 novos leitos à disposição para pacientes graves com coronavírus. A primeira metade estará disponível dentro dos próximos 30 dias. A segunda metade ficará disponível em até dois meses.

Os leitos serão dedicados – estarão disponíveis apenas para pacientes com complicações mais graves provocadas pelo coronavírus.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, essas vagas serão criadas por meio de uma série de estratégias, como a reabertura de unidades fechadas ou a criação de hospitais de campanha – estruturas temporárias voltadas ao tratamento dos doentes.

O aumento do número de casos de coronavírus ocorre acontece em um momento no qual a rede estadual de saúde registra queda do número de leitos: segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), em 2014 havia 3.771 leitos de internação – agora, são 2.959. Ou seja, uma diminuição de 21,5% nos últimos seis anos.

Segundo dados do SUS sobre a situação de vagas no Rio, no Hospital Estadual Getúlio Vargas, por exemplo, existem 46 leitos de UTI – 40 estariam ocupados e seis fechados.

Na noite de quinta-feira (12), o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, falou sobre o nível de ocupação e a importância da abertura de novos leitos.

“O importante neste momento é saber quantos leitos novos iremos abrir em proporção ao número de casos que vão surgir”.

Texto e foto : https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/

Você também pode se interessar por