Diretor do site do Paramaçonaria presente no lançamento do livro admirAves – Avifauna do Parque Municipal de Montanhas, em Teresópolis, no RJ

O diretor presidente do site do Paramaçonaria, jornalista Lucas de Azevedo, (na foto ao lado de sua esposa), esteve presente neste sábado, 08 de agosto, no lançamento do livro admirAves – Avifauna do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, produzido em parceria do Centro Universitário Serra dos Órgãos, (UNIFESO), com a Prefeitura Municipal, onde estiveram presentes cerca de 100 pessoas entre convidados e autoridades desses órgãos, obedecendo todas as regras protocolares de proteção sanitária para este evento.

Foram produzidos 700 exemplares que serão distribuídos para a região de Teresópolis como escolas, casas de culturas, livrarias etc. O livro também está hospedado virtualmente na editora do site desta instituição, unifeso.edu.br, onde o leitor poderá fazer o download gratuitamente.

Esta edição nasceu após a conclusão do primeiro livro sobre os 10 anos do Parque Municipal de Montanhas, realizado no ano passado, também em parceria do UNIFESO com a Prefeitura Municipal, onde pesquisadores, biólogos, médicos veterinários, gestores ambientais, entre outros profissionais que ficaram responsáveis por suas respectivas funções para realizar este trabalho.

Com esse trabalho, os autores descobriram que este parque municipal tem 295 espécies de aves, porém, no livro, apena 100 delas foram catalogadas nesta fase, onde foi feita uma ficha completa com todas as informações dessas espécies.

O livro, escrito também em inglês, possui QRCODE para o leitor ficar por dentro de mais informações tanto do Parque Municipal de Montanhas quanto das aves, aborda sobre a história da Mata Atlântica, Parque Municipal de Montanhas, das 100 espécies catalogadas, da relação do ser humano com a vida silvestre, especialmente sobre as aves, da educação ambiental e das previsões sobre o futuro deste parque municipal.

“É um livro maravilhoso, produzido com uma linguagem dinâmica, com uma parceria fantástica; quem ganha com tudo isso é o povo de Teresópolis e os turistas”, menciona o jornalista Lucas de Azevedo.

“É um livro muito motivador para produzir o encantamento das pessoas de Teresópolis ou turistas pelas riquezas naturais de nossa cidade. O livro fala das aves, mas também tem todo o contexto da Mata Atlântica, uma série aspectos de beleza estética da natureza onde os leitores irão conseguir perceber”, aborda a Reitora do UNIFESO, Verônica Albuquerque.

“É uma obra muito linda e especial, uma ótima ferramenta para o desenvolvimento turístico de nossa cidade. O turismo dá visibilidade para Teresópolis, respeitando sempre todas as medidas protocolares de higienização sanitária com o atual momento que estamos vivendo”, conclui o prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen.

O Parque Municipal de Montanhas protege uma parte da Mata Atlântica, com uma área de 4.397 hectares; é a maior unidade de conservação municipal totalmente protegida do estado do Rio de Janeiro. Está localizado na bacia hidrológica dos rios Piabanha, Preto e Paquequer.

Foto: paramaçaonaria.com.br

Você também pode se interessar por