Fundada em Sousa/PB A.R.L.S. “Obreiros da Luz” Maximino Pinto Gadelha

Um dia histórico e inenarrável para a cidade de Sousa, no interior da Paraíba, distante a 438 quilômetros a oeste de João Pessoa. Ao meio dia do último sábado, 18, foi realizada a Cerimônia Pública de Fundação da A.R.L.S “Obreiros da Luz” Maximino Pinto Gadelha, no Salão de Festas Tok Top, onde na oportunidade fora fundada a Primeira Loja Maçônica do Rito Brasileiro no Oriente de Sousa; ao mesmo tempo, recolhidas assinaturas de todos seus membros fundadores, a apresentação da ata de fundação e lido um breve histórico do regimento interno.

Maximino Pinto Gadelha foi um grande empresário latifundiário e um homem de grande visão para o desenvolvimento do município de Sousa. Aproveitando a oportunidade desta cerimônia com caráter de homenagear com a honraria Tirar o Chapéu  (dada as pessoas em homenagem aos seus trabalhos em prol da Ordem DeMolay), com o aval das Lojas Maçônicas foram indicadas as Tias Jane Silva de Oliveira Borba (proprietária e diretora de uma escola particular e mãe do Irmão e Tio Frank Yuri), Bernardete  Lima de Queiroga (proprietária do salão de festa Tok Top e mãe de três membros fundadores do Capítulo João Bosco Marques de Sousa nº 509), para receberem as devidas homenagens.

As Lojas Maçônicas Fundadoras foram: A.R.L.S. Major Lindolfo Pires nº 1894, A.R.L.S. Cavaleiros da Liberdade nº 4151 e a A.R.L.S. Obreiros da Paz nº 3285. A mesa fundadora foi composta pelos Veneráveis Mestres: Williams Alexandre, Gilvan Guedes de Melo e Valfredo Alves Teixeira. Estiveram também presentes as seguintes autoridades do Rito Brasileiro na Paraíba, todos Graus 33: (Tios Otacílio Gomes e Valdi Sarmento), seguido pelo Grande Mestre Adjunto, Newton Figueiredo Pinto, o Deputado Federal do GOB/PB Valdeir Gonçalves.

Junto a mesa, foram convidados os familiares do patrono desta Loja Maçônica, Tio André Avelino de Paiva Gadelha (ex-prefeito da cidade de Sousa), Marcondes Gadelha (Deputado Federal da Paraíba), Renato Gadelha (Deputado Estadual da Paraíba). Membros do Capítulo João Bosco Marques de Sousa nº 509 da Ordem DeMolay, além de outros membros da família também estiveram presentes nesta cerimônia.

Foto cedida para divulgação

 

 

Você também pode se interessar por