Gabinete Nacional do SCDB lança Guia de Prevenção ao Bullyng Capitular

bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima. Significa todo tipo de tortura física ou verbal que atormenta um grande número de vítimas no Brasil e no mundo. O termo em inglês “bullying” é derivado da palavra “bully” (tirano, brutal). Pensando nisso, o O Gabinete Nacional, (GN), do Supremo Conselho DeMolay Brasil, (SCDB), lançou neste mês de julho, a primeira edição do projeto Guia de Prevenção ao Bullyng Capitular com o objetivo de orientar os nossos jovens a nunca realizar essa prática seja nos Capítulos dessa Instituição Juvenil, clubes, igrejas, na própria família ou na escola.

O Guia de Prevenção ao Bullyng Capitular tem 28 páginas, elaborado pela atual gestão do Gabinete Nacional para orientar não somente os jovens ativos, como também todos os demais membros da Ordem DeMolay a nunca praticar esse ato. Este material lembra acima de tudo que o sentimento fraternal de Companheirismo é o bem mais precioso dentro desta Instituição Juvenil.

Este projeto lembra também que a dignidade humana é para todos, e é dever dos DeMolays lutarem pela aplicação das sete virtudes cardeais que essa instituição ensina a partir desse conceito.

Apesar de todos sermos humanos e iguais, temos características tanto biológicas como socioculturais que nos diferenciam, constroem nossas identidades e que permitem diferentes oportunidades. Todos devem ter oportunidades que permitam que cheguem ao seu sonho, seja qual for, e essas características não podem nunca ser barreiras para impedir esse objetivo“, mencionam os autores do Guia de Prevenção ao Bullyng Capitular

O Gabinete Nacional busca, com isso, trazer uma análise sobre pequenas situações cotidianas em um Capítulo da Ordem DeMolay, mas que podem fazer a diferença no entendimento e sentimento que um jovem sente por essa Instituição.

Destaca-se também que o Guia de Prevenção ao Bullyng Capitular não está buscando qualquer juízo de valor ou colocando uma palavra exata e taxativa. Apenas entende-se ser importante observar as diversas pessoas que encontra-se no nosso cotidiano e a maneira que possa manter não só a harmonia, mas os laços entre todos os Irmãos.

Foto cedida para divulgação

Fonte: Projeto Guia de Prevenção ao Bullyng Capitular

Você também pode se interessar por