GCE-BA abre inscrições para o primeiro torneio estadual de xadrez online

Já estão abertas as inscrições para o Primeiro Torneio Online de Xadrez, nível estadual, evento que está sendo organizado pelo Grande Conselho do Estado da Bahia, (GCE-BA), conforme seu edital já publicado recentemente em redes sociais. O torneio será dividido em dois grupos: 1) DeMolays ativos) e 2) (maçons e seniores).

A fase de classificação ocorrerá até 31/12/2020. As oitavas de final em 30/01/2021; as quartas de final serão realizadas em 27/02/2021. A semifinal e final serão disputadas no Congresso Baiano da Ordem Demolay do ano que vem.

O árbitro oficial desse torneio online, evento apenas para o estado da Bahia será do Irmão Ramon Lucas, membro do capítulo Edward Pereira n° 883 da 14° Oficialaria Executiva Regional, enxadristas experiente com alguns títulos em campeonatos amadores como o Regional Escolar Sudeste, Municipal Ipiaú, Torneio Ilheense, entre outros.  

“Estou muito feliz pela iniciativa do Grande Conselho Estadual da Bahia, é muito interessante trazer um jogo tradicional como o Xadrez, onde ajuda a desenvolver a estratégia, o pensamento lógico e analítico de cada participante”, menciona o Mestre Conselheiro Estadual, Irmão Gustavo Machado.

O xadrez exige que seu praticante enxergue várias jogadas à frente. Ele deve fazer simulações mentais dos seus movimentos e de como o seu adversário irá reagir. Para isso, seu repertório de conhecimento deve ser amplo, para que ele tenha capacidade de encontrar os melhores movimentos das peças.

Pesquisas realizadas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos. Mas como alcançar este resultado? Cabe ao professor ter um cuidado específico neste processo. Não basta simplesmente apresentar o jogo às crianças e deixá-las praticar. É preciso ter cuidado e trabalhar as regras para que este jogo se torne uma atividade prazerosa e capaz de melhorar o desempenho dos alunos.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por