Grande Mestre Estadual do GCE-RJ, Marcio Schein realiza palestra online para homenagear a independência do Brasil

Patriotismo na Prática foi o tema da palestra online realizada neste sábado, 05; proferida pelo Grande Mestre Estadual do Grande Conselho do Estado do Rio de Janeiro, (GCE-RJ), Marcio Schein, que teve como foco principal abordar na prática as diversas maneiras de como ser patriota fazendo um paralelo de boas ações de cidadania nos dias atuais.

O tema foi uma homenagem ao dia sete de setembro, data em que se comemora a independência do Brasil, (hoje), descoberto em 7 de setembro de 1822, que foi um processo histórico de separação desse país e Portugal, que por meio dessa ação deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a para uma nação independente.

Marcio Schein abordou na ocasião sobre diversas formas de como podemos realizar o patriotismo nos dias atuais (uma das sete virtudes da Ordem DeMolay), onde exemplificou que essa virtude pode ser exercida nos atos societários de cidadania, no voto consciente, entre outros.

“Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais e patrimônios material e imaterial, etc) e ao seu povo. É a razão do amor dos que querem servir em todos os sentidos e formas, o seu país e sermos solidários com os seus compatriotas”.

História da Independência do Brasil:

O grito da independência foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, naquela época, onde em seguida, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

O Primeiro Reinado foi o período da história do Brasil iniciado a partir da independência em 1822 e estendeu-se até 1831, quando o imperador D. Pedro I abdicou o trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro I.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por