Instalada na Bahia a Corte Chevalier Ribeirinhos do Opará

O Grande Conselho do Estado da Bahia, (GCE-BA), divulgou no dia 14 de março, juntamente com o seu Gabinete Estadual, em suas redes sociais a instalação de mais uma Corte, a Ribeirinhos do Opará, pertencente a 10ª Oficialiaria Executiva tendo como referência a cidade baiana de Juazeiro distante 510 km de Salvador.

Os Capítulos correspondente a essa nova Corte e seus respectivos municípios são: Juazeiro (Juazeiro), Guardiões Templários do Grande Vale (Sobradinho), Casa Nova (Casa Nova) e Remanso (Remanso).

Ao todo, com unificação da Ordem DeMolay Brasileira concretizada em dezembro de 2019, o GCE-BA possui atualmente 10 Cortes.

As Cortes tem como objetivo de realizar a cerimônias de concessão da honraria Chevalier e Legionários de Honra. A concessão ocorre após a sugestão do Conselho Consultivo do Capítulo que cabe ao Grande Mestre Estadual, (GME) analisar e conceder ou não a aprovação.

O mesmo GME possui uma comissão de honraria, composta por membros atuantes que analisa cada sugestão dos Conselhos Consultivos, que subsidia o GME nas decisões, reforçando que cabe a decisão exclusivamente a ele.

“Cada Corte, reúne os notáveis DeMolay que foram agraciados com esta honraria, e que dedicaram seus esforços em prol da Ordem DeMolay, dito isto, afirmo que estes agraciados continuam apoiando seus Capítulos e os jovens DeMolay, que o compõem, na formação de forjar grande cidadãos para a sociedade”, menciona o Mestre Conselheiro Estadual, Irmão Gustavo Machado.

“Nosso estado possui uma grande extensão territorial. Atualmente possuímos 14 Oficialaria Executivas. Está ramificação de cortes possibilita maior proximidade com os Capítulos”, completa.

Ribeirinhos do Opará está ligado a forma de como os povos originários chamam o rio que cruza essa região, tendo sua nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais e sua foz no oceano Atlântico.

O Rio Opará é uma das maiores riquezas no semiárido nordestino. Ao tempo em que viabiliza o fortalecimento da economia local, o rio deve ser objeto de preservação por aqueles que estão às suas margens.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por