Insurgência Construtiva: a ousada missão da ULJD

Criada em 2016 pelos Irmãos Luiz Gabriel Salgado e Bruno Gushiken, fundadores e atuais Consultores do Conselho Consultivo do Capítulo Juventude Paulistana nº 938 (JP), de São Paulo, a Universidade Livre Jacques De Molay (ULJD) acredita que a educação é o melhor caminho para transformar o mundo. Tem como objetivo oferecer tal ferramenta como meio de transformação das realidades em que o membro da Ordem está inserido, seja na própria Ordem ou em sua vida fora dela.

A ULJD propicia, de forma colaborativa, uma divisão em núcleos de diferentes áreas do conhecimento, onde cada núcleo tem como meta a produção de um texto semanal, palestras online também semanais, além de artigo mensal para a revista da ULJD – que será lançada num futuro próximo.

Os núcleos são autônomos e a comissão organizadora da ULJD tem apenas o trabalho de curadoria do conteúdo, acompanhamento de perto cada núcleo para verificar suas demandas e em quê os organizadores podem ser úteis, além, é claro, de oferecer a plataforma para a publicação desse conteúdo produzido. A lógica subjacente é a da liberdade intelectual dos autores; resguardando-se o respeito aos valores.

O leitor DeMolay pode encontrar as informações dessas produções através do site uljd.com.br, do Instagram (@demolayacademy) e também no Youtube (“ULJD”).

“Como DeMolay e Educador, minha emoção é enorme de ver esse projeto ser realizado. Para mim e para o Irmão Bruno Gushiken, a ULJD sempre foi o nosso grande sonho, o grande projeto de nossas vidas na Ordem e, hoje, sob a liderança dos Irmãos Daniel Gregorio, Leandro Rangel Lima e Mauro Simas Neto, esse sonho está se concretizando, onde nossos sonhos foram sempre ambiciosos“, menciona o Irmão Luiz Gabriel Salgado.

A ULJD é um projeto estadual, de iniciativa do Capítulo Juventude Paulistana nº 938 em parceria com o seu Colégio Alumni (Construindo Dias Melhores, nº141). Recentemente, foi firmado uma parceria com a Associação DeMolay Alumni de São Paulo (ADASP), com o objetivo de expandir esse projeto e alcançar mais Irmãos.

“É uma parceria que muito nos deixa feliz, pois hoje a ADASP tem em sua diretoria Irmãos com uma visão muito próxima à nossa sobre a própria Ordem DeMolay e sobre a importância de investirmos na formação educacional dos nossos Irmãos”, conta Luiz Gabriel Salgado.

“Nosso foco é primeiro nos consolidarmos em São Paulo para depois planejar em expandir para o Brasil, por uma questão de fazer as coisas de forma planejada, passo a passo. Mas estamos desde já com as portas abertas para irmãos de todo o Brasil, seja para acessar o conteúdo ou para somar conosco“, finaliza.

Foto cedida para divulgação             

Você também pode se interessar por