Maçons Famosos: François Auguste Renê Rodin, progenitor da escultura moderna

François Auguste Renê Rodin, (Paris, 1840 – Meudon), mais conhecido como Auguste Rodin foi um escultor francês, autor de famosas esculturas como a principal (O Pensador). Sua Loja Maçônica era vinculada ao Grande Oriente da França e, depois de ter iniciado, realizou uma escultura denominada de “Os Três Tempos”, (“Les Trois Ombres”), inspiradas nas três idades do Maçom em seus graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre.

Em toda sua vida, foi um maçom frequente em Lojas, tendo sido muito influenciado pela Ordem em esculturas de caráter iniciático, levando a humanidade uma mensagem de paz e fraternidade através da sua obra.

Auguste Rodin nasceu em 1840 em uma família de classe operária de Paris, era o segundo filho de Marie Cheffer e Jean-Baptiste Rodin, que era um funcionário do departamento de polícia. Foi em grande parte autodidata, começou a desenhar aos dez anos. Entre os 14 e 17 anos de idade, Rodin estudou na Petite École, uma escola especializada em arte e matemática, onde estudou desenho e pintura.

Seu professor de desenho, Horace Lecoq de Boisbaudran, acreditava em primeiro desenvolver a personalidade de seus alunos para que eles observassem com seus próprios olhos e desenhassem a partir de suas lembranças.

Rodin ainda agradeceu seu professor mais tarde em sua vida. Foi na Petite École que ele conheceu Jules Dalou e Alphonse Legros. Faleceu em 17 de novembro de 1917.

Texto e foto: internet e instagram: @curiosidades da maçonaria.

Você também pode se interessar por