Maior colecionador de Pins sobre o seguimento maçônico e paramaçônico do Brasil chega a 11 mil itens

O ex-Grande Mestre Estadual do Grande Conselho do Estado do Piauí, (GCE-PI), o maçom Salomão Oka, maior colecionador de Pins sobre o seguimento maçônico e paramaçônico do Brasil chegou, recentemente, há 11 mil itens.

Atualmente em sua coleção, possui além de pins, canecas, livros, rituais, medalhas, insígnias e comendas, expostos em quadros-mostruários em sua residência. A paixão por itens relativos a Ordem DeMolay e a Maçonaria começou em 2012.

As primeiras lembranças foram as medalhas para o Conselho Consultivo de seu Capítulo João Noleto de Sousa nº 423, onde atualmente voltou a ser presidente do Conselho Consultivo.

Dentre os inúmeros pins de sua coleção está o do Tuebor nº 1, sendo ele o primeiro de uma série comemorativa de 500 para colecionadores lançada pelo antigo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, (SCODB), para comemorar os 40 anos da Ordem DeMolay no Brasil. A palavra Tuebor significa “eu defenderei”.

Antes da crise da pandemia do novo coronavírus, Salomão Oka esteve em Londres, quando visitou a Grande Loja Unida da Inglaterra, primeira potência maçônica do mundo e aproveitou para adquirir para a sua coleção cerca de 60 novos pins e mais de 50 medalhas incluindo o pin e a medalha comemorativos dos 300 anos da Grande Loja Unida da Inglaterra; isso sem mencionar outros itens como aventais, estatuetas, livros e rituais.

Salomão Oka refere a importância de se preservar a memória da Ordem DeMolay e da Maçonaria ressaltando que as coleções são uma excelente maneira se fazer isso. E você já começou a sua coleção?

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por