Membro da A.R.L.S. Itaipu, em Niterói, homenageado na Espanha

O Tio Augusto Leandro Rocha da Silveira, (a direita da foto, ao lado do venerável mestre desta Loja da Espanha), membro da A.R.L.S. Itaipu nº 2226, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, recebeu nesta terça, 21, em Barcelona, na Espanha, a medalha Logia Tau nº 12, entregue pelo Venerável Mestre da Logia Tau nº 12, Tio José Antonio Diaz de la Concepción, filiada a Gran Logia da España pelos relevantes serviços prestados a Maçonaria Brasileira.

A Logia Tau nº 12 foi fundada em 18 de dezembro de 1982, jurisdicionada à Gran Logia de España, tendo como seu primeiro Venerável Mestre, o Tio Alex Trabal Casas. Essa Loja Maçônica opera no Rito Escocês Retificado, um rito milenar baseado nos Conventos das Galias de 1778 e Wilhelmsbad em 1782.

“A emoção foi muito grande, a sensação é de um dever cumprido; já considero Barcelona minha segunda casa”, menciona o Tio Leandro Rocha.

Formado em direito em 2002, licenciado e bacharelado em filosofia em 2016 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pós-graduado em direito da Responsabilidade Civil, atualmente graduando em história pela mesma; pesquisador do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lulio (IBFCRL), em São Paulo, Tio Leandro Rocha conta que a visita neste país tem como objetivo, traçar um panorama do estudo do filósofo catalão Ramon Llull (1232 – 1316), no Brasil, sua tese de doutorado em andamento na Universidade Nova, de Lisboa.

Ramon Llull foi um filósofo e médico catalão, nascido em Palma de Maiorca, na Espanha em 1232 e faleceu na mesma cidade em 1316, sendo o precursor do diálogo inter-religioso e da matemática computacional, a saber o primeiro sistema binário.

O Tio Leandro Rocha aproveitou o raro momento de lazer para visitar a Logia Tau nº 12, onde também presenteou o Venerável Mestre, Tio Jose Antonio Diaz de la Concepción com um livro do Tio Sebastião Andreoli, membro também da A.R.L.S. Itaipu nº 2226, em Niterói, que conta sobre a riqueza desta Loja Maçônica Brasileira desde a fundação até os dias de hoje. O livro foi comprado pelo Tio Carlos Alberto Bert Muniz e referendado pelo Venerável Mestre, Tio Alberto Cesar Rosa.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por