Membro da Academia Brasileira DeMolay de Letras e professor Língua Portuguesa e Literatura ministrou Aulão online de Redação preparando jovens para o Enem 2020

O Irmão Daniel Abud Marques Robbin, membro do Capítulo Pharol do Norte nº 937, do município de Ladário, distante 426 km de Campo Grande, atualmente Secretário Executivo da Academia Brasileira DeMolay de Letras (ABDL) e Mestre Conselheiro Estadual Adjunto do Grande Conselho do Estado do Mato Grosso do Sul, (GCE-MS), ministrou no sábado, 10 de outubro, Aulão online sobre a importância da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio, (ENEM), com orientações importantes para o público em geral e também aos jovens desta Instituição Juvenil visando fornecer uma base simples e didática, com dicas e estratégias de como melhorar a redação para essa prova, mas também textos em geral, além de aperfeiçoar as habilidades de comunicação e expressão.

Na ocasião, Daniel Abud explicou principalmente as cinco competências do ENEM, desmitificando detalhes que muitas vezes passam desapercebidos, mas que podem gerar vários pontos para o vestibulando, como as questões de adequação vocabular, noções gramaticais, coesão e coerência textual, além, segundo ele, da tão temida proposta de intervenção da redação do ENEM.

Escolhi aqueles itens que vejo gerarem mais dificuldades e problemas na escrita dos vestibulandos, e, principalmente, pensando na lógica dissertativo-argumentativa do texto, visando mostrar que é necessário um planejamento textual, uma seleção de argumentos, antes mesmo de iniciar o rascunho“.

De acordo com MEC, o primeiro dia de prova do ENEM será em 17 de janeiro, domingo; o segundo dia de prova será realizado no domingo seguinte, dia 24. O ENEM digital será a grande novidade devido a crise da pandemia do novo coronavírus.

Daniel Abud é acadêmico do oitavo período de Letras – Português/Espanhol, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, (UFMS), Campus do Pantanal, leciona Língua Portuguesa e Literatura num cursinho pré vestibular de sua cidade. Sobre a prova do ENEM ele deixa a seguinte mensagem:

O melhor a se fazer é tentar buscar a tranquilidade. A ansiedade toma conta, mas procurar atividades esportivas, culturais, manter contato, ainda que virtualmente, com os amigos, são formas de relaxar. É não deixar que o exame afete a sua vida pessoal. Além disso, é necessário uma rotina de estudos contínua, e na área de Redação, muita prática. Ler bastante, procurar propostas de redação na internet, e desenvolver temas com frequência semanal“.

Recentemente ele desenvolveu uma pesquisa de iniciação científica voltada a área da Geossolinguística, investigando denominações para corpo humano no interior do estado do Mato Grosso do Sul e projetos de extensão na área do Ensino da Literatura. Atua, ainda, como revisor de estilo no periódico Água y Território.

Geossolinguística é um macroprojeto de pesquisa da realidade léxica do norte do país, onde coleta dados e traça características nas áreas da geossolinguística e socioterminologia.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por