Membro da Loja Maçônica Atalaia do Sul, em Campos dos Goytacazes/RJ, participa de programa de TV e fala sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFF

O Maçom Wagner Bretas, (a direita da foto), membro da Loja Maçônica Atalaia do Sul, em Campos dos Goytacazes, distante 280 km da capital, é Professor e Coordenador Adjunto do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Nesta terça-feira, 8 de setembro, ele participou do programa, online, Ciência em Movimento da TV Petrópolis, da Região Serrana do Rio e falou sobre essa Instituição centenária, que faz parte da Rede Federal.

Na ocasião, Wagner Bretas teve a oportunidade de relatar um pouco da história do IFF, que remonta os idos de 1909, quando fora criado para ser a Escola de Aprendizes e Artífices de Campos. Desde então a instituição foi crescendo e ampliando seu escopo de atuação. Tornou-se Escola Técnica Federal, CEFET e se aprimorou ainda mais, sempre contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional.

Atualmente, seus 11 campi em funcionamento, distribuído por metade do território fluminense, oferecem cursos técnicos em todos os níveis de formação, desde cursos livres, passando por cursos técnicos, bacharelados, licenciaturas e pós graduações, inclusive com mestrados profissionais e recentemente um doutorado profissional.

Toda a atuação do IFF está voltada para a formação integral do indivíduo e suas pesquisas têm cunho prático. “Ele pensa não só em desenvolver uma pesquisa científica, mas prioritariamente desenvolve uma pesquisa tecnológica como resultado, onde além dos artigos publicados poderão ter como produto final uma patente”.

Bretas explicou que nesse contexto institucional o papel do NIT está em articulação com toda a comunidade acadêmica para que professores, técnicos administrativos da educação e estudantes possam desenvolver aptidões para o empreendedorismo inovador.

Essa Cultura para a Inovação foi outro tópico abordado por Bretas, onde destacou as seis Empresas Juniores e o Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, que é também uma Unidade EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Os projetos ali desenvolvidos contam com uma parceria onde o Governo, as Empresas Industriais e o IFF desenvolvem projetos de inovação, contribuindo para seu fortalecimento no mercado nacional e internacional, já tendo obtido inúmeras premiações por todo o mundo.

Por fim, falou de outro elo importante do Ecossistema Local de Inovação daquela Região é a Incubadora de Empresas TECCAMPOS. Nela, as Startups e Spin-offs acadêmicas podem se instalar temporariamente, recebendo orientação gerencial para se fortalecerem e ingressarem de maneira sólida no concorrido mercado de tecnologia.

A entrevista na íntegra pode ser assistida em https://www.youtube.com/watch?v=k27XRowl3kA

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por