Membro da Ordem DeMolay do Maranhão salva vida de recém nascido na madrugada desta segunda-feira, 18 de abril

Guilherme dos Santos Anchieta, 22, (segundo na foto da esquerda para a direita com o recém nascido no colo), membro do Capítulo Vagner Benedito Ramalho Filho nº 239, Policial Rodoviário Federal, do município de Imperatriz, distante 640 km da capital São Luís, no Maranhão, juntamente com a sua equipe de agentes desta corporação, salvou na madrugada desta segunda-feira, 18 de abril, a vida do bebe, Luís Miguel, de 12 dias de idade, onde havia se engasgado e não conseguia respirar.

O caso aconteceu no km 302, na BR-226, próximo ao município de Barra do Corda, cidade localizada a 462 km de São Luís. Os agentes foram localizados por populares durante uma ronda ostensiva na região. Os policiais avistaram o carro do pai da criança, na estrada, com algumas pessoas e com a luz alta e buzinando para chamar atenção da viatura onde foram realizados os primeiros atendimentos ali mesmo ao recém-nascido.

“Não tem como descrever a emoção de salvar uma vida, ainda mais uma vida tão jovem, de 12 dias de idade. Ver a felicidade daquela família após o médico afirmar que ficaria tudo bem fez o meu dia. Foi uma das melhores sensações da minha vida”.

Os agentes recebem treinamentos diários para ajudar em todas as situações emergenciais. Guilherme Anchieta conta como fez os primeiros procedimentos na madrugada desta segunda-feira, 18.

“Quando atendemos a mãe, que estava desesperada dizendo que o seu filho estava morrendo, de imediato tomei o bebê e fiz a análise primária, em segundos, para confirmar que o bebê estava realmente engasgado. Pelas características (estava ficando roxo e não chorava), cheguei à conclusão que ele estava realmente engasgado”.

“De imediato comecei a aplicar a manobra de heimlich para bebês, com o objetivo de desobstruir as vias aéreas do recém-nascido. Felizmente, após a manobra, o bebê começou a chorar, sinalizando que estava passando ar pelas suas vias aéreas. Mas ainda estava com dificuldade de respirar, haja vista que ainda havia leite no nariz. Chegamos muito rapidamente para o Hospital Regional Materno Infantil em Barra do Corda, onde o médico de plantão rapidamente atendeu o bebê, utilizando uma sonda para desobstruir o nariz dele. O médico garantiu que a criança ficaria bem”.

Guilherme Anchieta conta também, que em 2016, seu amigo de colégio teve uma convulsão na sala de aula e conseguiu ajudá-lo junto a outros colegas. “Graças a Deus ficou tudo bem”.

Policial Rodoviário Federal apenas há 4 meses, onde passou no último concurso e Sênior DeMolay, conta que a Ordem DeMolay “me ajudou bastante em várias áreas da minha vida, principalmente na parte da liderança. Sempre fazer o que tem de ser feito da melhor forma possível“.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por