Membro da Ordem DeMolay do Maranhão tem projeto científico aprovado e representará o país em feira internacional, no ano que vem, nos Estados Unidos

O Irmão Gustavo Botega,16, estudante do ensino médio e atual Mestre Conselheiro do Capítulo Vagner Benedito Ramalho Filho n° 239, do município de Imperatriz, distante 640 km de São Luis, participou no mês passado, do evento da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), uma tradicional feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo/RS . O evento destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio; teve seu projeto aprovado para representar o Brasil, no ano que vem, em Atlanta (Geórgia – EUA), na Regeneron ISEF 2022, que acontecerá em Atlanta entre os dias 8 a 13 de maio de 2022.

A Regeneron ISEF 2022 é uma feira internacional, que reúne estudantes e pesquisadores de vários países e de várias áreas do conhecimentos, para haver essa exposição de resultados e a troca de conhecimentos, a sigla é International Science and Engineering Fair.

Óleo do Tucum Mirim: Avaliação de seu potencial como repelente veiculado a um modelo experimental in vitro, foi o projeto apresentado pelo jovem DeMolay nesta feira, que teve como objetivo, analisar os mecanismos bioquímicos e fisiológicos do óleo do tucum mirim, quanto à presença de compostos bioativos, antioxidantes e ação repelente e cicatricial, de modo a serem realizados testes in vitro para comprovação da efetividade do fruto na prevenção e tratamento contra picadas de insetos.

Gustavo Botega explica ainda que vale ressaltar “a importância deste estudo para as comunidades locais, pois ele nasceu a partir de um saber empírico, haja vista que o fruto já era utilizado pelos moradores, porém sem os conhecimentos científicos sobre a verdadeira efetividade do fruto”.

“Realizo projetos desde 2016, quando ainda estava no Ensino Fundamental, é curioso, pois tenho este projeto atual a pouco mais de um ano, e antes disso tive a oportunidade de passar por variadas áreas, como Engenharia, Humanas e Sociais, Hoje tenho meu projeto na área de Ciências Biológicas, com ênfase em Bioquímica e Química, e encontrei uma paixão fazendo isso, conseguindo unir aquela criança curiosa com uma parte social que sempre tive”.

Gustavo Botega ingressou na Ordem DeMolay em 27/05/2017 e conta que essa instituição juvenil representa muito em sua vida diária.

“A Ordem Demolay é uma família, é um local onde me sinto acolhido, que me proporciona a cada dia novas oportunidades de aprender e repassar o que aprendi, é um pilar fundamental em todos os aspectos da minha vida. Carrego comigo todas as lições que aprendi nesses quase cinco anos que estou aqui. Sem dúvidas a melhor decisão que já tomei foi ter ingressado nessa fantástica instituição juvenil e sou extremamente grato a ela por tudo que me proporcionou”.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por