Membro da Ordem DeMolay, no RJ, preocupado com praça em estado de abandono

Nascido e criado há 37 anos no bairro Laranjal, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, distante 30 km da capital, o Irmão Sênior DeMolay Thiago Rocha Velasco Moreno, empreendedor, líder comunitário e ativista social, está muito preocupado com o descaso da prefeitura em relação a praça Venâncio Gomes. Considerada um ícone para os cerca de 30 mil moradores dessa localidade já foram feitas diversas reclamações para tentar solucionar o problema que precisa de uma ampla reformulação para voltar ao que era antes, há cerca de 10 anos atrás quando fora inaugurada.

Membro do Capítulo Grande Rio nº 025 Velasco conta que:

“A praça está toda deteriorada, gramado, ferragens, madeiras, concreto, lixeiras, quadra e o orgão municipal. A academia da saúde que fica na praça está totalmente deteriorado também, com paredes caídas, sem pintura, vidros quebrados, aspecto muito negativo”.

Essa tristeza também é compartilhada por vários moradores que tem nesta praça uma opção para o lazer. Velasco conta também que as crianças de todas as idades sofrem, segundo ele, com esse descaso municipal. E torce para que a prefeitura possa resolver esse problema o mais rápido possível. Ele sugere que, quando a reforma acontecer, o mais rápido possível, que os brinquedos, por exemplo sejam de:

“Se possível de material anti-ferrugem, pois, assim não ficará na dependência de manutenção períódica por oxidação do sol e da chuva e condições climáticas, o tempo de vida útil será muito maior. Quando enviam brinquedos de madeira, as empresas que fecham o contrato de manutenção não o fazem e com isso os brinquedos chegam ao ponto de ficarem sucateados”.

Para que a praça Venâncio Gomes possa voltar ao que era antes, é preciso segundo o entrevistado que seja feita “uma reforma total, reforma das ferragens ou troca da quadra esportiva, ampliação da quadra esportiva, retirada das pontas de ferro com ferrugens do chão, retorno de brinquedos em boas condições, iluminação, gramado bem cuidado, pintura, lixeiras (a praça não possui nenhuma lixeira), que a calçada e o espaço da praça sejam respeitados com delimitações pelos veículos que estacionam no local, inclusive contribuem para a deteriorização do concreto e desvalorização do espaço social, o ideal seria que a praça tivesse cerco e ficasse fechada no horário noturno com a presença de um vigia, assim evitaria depredações e quebras de qualquer item que compõe a sua estrutura”.

“A prefeitura enviou uma equipe após nossa campanha alcançar quase 100 mil visualizações e fizeram capina e retiraram todos os brinquedos com a promessa, sem prazo, de retornar com eles reformados”.

“Estamos organizando uma nova manifestação com faixas que serão colocadas na praça, exigindo a reforma e o respeito ao local que serve de estacionamento ilegal, desrespeitando o pedestre e as leis de trânsito.”

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por