Membro do Capítulo Príncipe do Seridó, no RN, é o mais novo imortal da ABDL

Manoel Matias Medeiros de Araújo, 19, bacharelando em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, (UFRN), membro do Capítulo Príncipe do Seridó nº 004, patrocinado pela Loja Maçônica Regeneração do Seridó nº 01, em Caicó, 290 km de Natal, é o mais novo imortal da Academia Brasileira DeMolay de Letras, (ABDL), gestão 2020/21, direito adquirido ao vencer o concurso literário Jacques de Molay em âmbito nacional.

“Fiquei muito feliz, um momento singular, não somente na minha trajetória enquanto DeMolay, mas na vida pessoal mesmo. Sempre sonhei com este momento. Há alguns anos, escrevi um texto para o mesmo concurso, sem êxito. Decidi estudar, aprimorar a escrita e retornar no futuro. Sinal que o esforço foi recompensado”.

Ele vai ocupar a cadeira de nº 19 cujo o patrono é Joaquim Nabuco, que foi um político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista brasileiro formado pela Faculdade de Direito do Recife, onde também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras; na data de seu nascimento, 19 de agosto, comemora-se o dia nacional do Historiador.

Manoel Matias conquistou esse título com o tema Escuro, Meia Luz e Claridade, “basicamente, quis fazer uma alegoria de como a Ordem DeMolay impacta a vida do jovem, retirando-o de certos caminhos repletos de vícios e, após, conduzindo-o às nossas virtudes. É uma metáfora”.

O texto vencedor desse concurso promovido pela ABDL gestão 202/21, conta a história de um Sênior DeMolay, Rodrigo, que acabou de perder seu pai. Imerso no luto, tenta distrair-se e não consegue. Pedro, seu filho pequeno, que não gosta de ver o pai triste, tenta animá-lo de qualquer forma. Depois ambos começam a remexer fotografias e lembranças de Rodrigo em sua trajetória DeMolay.

“A ação do conto se desenvolve, basicamente, nos diálogos entre pai e filho sobre a memória do avô e a Ordem DeMolay”.

Iniciado na Ordem DeMolay em 29 de junho de 2014, Manoel Matias pretende já no futuro próximo, incentivar a cultura e a literatura no meio da Ordem DeMolay, para todo o estado do Rio Grande do Norte.

“A Ordem DeMolay sempre terá um grande impacto na minha vida enquanto acadêmico e futuro profissional do direito. Nas fileiras, descobri uma certa facilidade para falar em público – algo que até então desconhecia. Além do mais, a convivência com diversos maçons e irmãos DeMolays atuantes na área jurídica foi de importância fundamental na escolha da minha profissão profana”.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por