Membro do Capítulo São Paulo e Mestre em Saúde Coletiva realiza Live sobre Carreira e Empregabilidade: Como se preparar para o mercado de trabalho

Com o objetivo de abordar sobre Carreira e Empregabilidade, tendo a ideia e a praticidade de dialogar sobre novas possibilidades desta sobre o mercado de trabalho, competências profissionais e futuro do trabalho, o Gabinete da Liderança Juvenil do Grande Conselho do Estado de São Paulo, (GCE-SP), através da Comissão de Educação, convidou o Irmão Gabriel Santa Rosa, membro do Capítulo São Paulo nº 20, à ministrar palestra online sobre esse assunto no dia 23 de julho, onde observou na ocasião, que com a pandemia do novo coronavírus, o fechamento de posto de trabalho acelerou bastante. Setores como o varejo, turismo e indústria foram muito afetados.

Santa Rosa, atualmente residindo em São Paulo, é Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu, atua como mentor e facilitador em temáticas relacionadas ao Mercado de Trabalho atual. Com a experiência no ramo da educação, como professor universitário, desenvolve projetos para organizações que desejam reposicionar a área de recursos humanos frente aos desafios da gestão contemporânea.

Foi abordado também, na palestra online, sobre as novas carreiras e oportunidades que surgiram nos últimos anos como analistas de mídias sociais e desenvolvedores de aplicativos.

Particularmente, não acredito que criaremos novos empregos, em números suficientes, com a legislação trabalhista atual. Devemos parar de pensar em emprego e começar a pensar em empregabilidade. As relações de trabalho estão mudando e não faz mais sentido ficar amarrado a uma legislação anacrônica“.

É preciso avançar com uma reforma trabalhista mais ampla, que considere os novos arranjos. Necessário também formar e capacitar uma mão de obra mais qualificada às demandas atuais do mercado de trabalho. Há milhares de oportunidades em todas as áreas do conhecimento, a respeito do elevado número de desempregados, contudo, faltam profissionais minimamente qualificados. É preciso investir pesadamente em educação, do nível básico ao superior“.

Iniciado há 20 anos na Ordem DeMolay, Santa Rosa menciona que esta Instituição Juvenil agrega valores em sua vida diária constantemente graças ainda mais aos ensinamentos complementares que são as principais virtudes que ela escola de líderes ensina.

As sete virtudes são os baluartes que norteiam minhas práticas e decisões diárias, bem como as lições de tolerância que aprendemos ao longo de todos os ensinamentos. Tenho a felicidade de contar, no dia a dia, com a presença de inúmeros irmãos, nesses 20 anos de Ordem DeMolay. Sou muito grato a esta Ordem por todos os aprendizados que tive, dos irmãos que conquistei e continuo conquistando e das oportunidades que ela me proporciona constantemente“.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por