Membro do Capítulo Sentinela Cuiabana, no MT, torna-se campeão estadual de Karatê

Membro do Capítulo Sentinela Cuiabana nº 810, da Ordem DeMolay, em Cuiabá, o Ex-Mestre Conselheiro e carateca, Irmão Guilherme Ramirez, 16, (a esquerda da foto), sagrou-se campeão na modalidade Kumite, na categoria faixa roxa a preta, acima dos 16, na edição anual do Campeonato Estadual de Karatê, organizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e pela Federação de Karatê do estado de Mato Grosso (FKEMT), vencendo com placar absoluto todas as lutas que disputou.

O evento foi realizado no sábado 17, no ginásio poliesportivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O jovem DeMolay também ficou com o terceiro lugar na modalidade Kata, também na categoria faixa roxa a preta, acima dos 16 anos; conta que começou a praticar o karatê há cinco anos e não parou mais.

“Comecei a praticar esse esporte na intenção de sair do sedentarismo e ocupar a mente. O Karatê para mim é um estilo de vida, uma arte marcial linda, aonde tem que se ter foça e controle e lembra do “Dojo-Kun”, o lema do Karatê, destacando a formação do caráter e o respeito, virtudes que também são ensinadas na Ordem DeMolay”, menciona.

 O Kumite é uma arte marcial onde o combate é praticado no karatê, de forma simples. É a luta em si; serve para aplicar os movimentos aprendidos com o treino do Kihon e do Kata. O objetivo desse esporte é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa.

O Kata é um conjunto de movimentos de ataque e defesa e está presente nas mais diversas artes marciais japonesas, realizados em conjunto ou individualmente.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por