Membros do Capítulo Luiz R. Gonçalves Neto, no PI, distribuem folhetos com bombons e frases de valorização da vida

Membros da Fraternidade Feminina Raul Serrano, do Capítulo Luiz R. Gonçalves Neto nº 408, em Teresina, juntamente com a A.R.L.S. Raul Serrano n° 1.616, realizaram no dia 11 de setembro a Blitz para a Valorização da Vida, com o objetivo de propagar uma importante mensagem de apoio e atenção para esse tema em virtude do Setembro Amarelo.

 Uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

“Nossa capital, Teresina, entre todas as capitais, sofre com altos índices de suicídio, logo, propagar que a vida é nosso bem de maior valor. É essencial, por isso, o slogan “Sua vida vale ouro” estampado nos materias de divulgação de nossa campanha”, menciona o Irmão Ricardo Vernieri de Alencar

Dados extraídos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) apontam que a média brasileira é de 5,6 mortes por suicídio a cada grupo de 100 mil habitantes.

O Piauí apresenta quase o dobro desta taxa, atingindo uma média de 10 mortes, de acordo com o levantamento feito entre os anos de 2010 e 2017. As estatísticas do SIM são computadas usando como base os dados das declarações de óbito.

A campanha teve como ponto de referência a avenida Frei Serafim com Av.Miguel Rosa, no centro, duas principais avenidas da capital do Piauí. Essa ação também contou com a participação dos maçons da A.R.L.S. Raul Serrano n° 1.616 juntamente com a Fraternidade Feminina Raul Serrano.

“Nós entregamos folhetos com um bombom e frases de valorização da vida, expomos várias faixas e cartazes com frases motivadoras e acolhedoras”, adciona.

O site setembroamarelo.com menciona que “são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias”.

“É significativo para um DeMolay ver campanhas filantrópicas com alto nível de organização e execução, ainda mais com uma pauta tão importante e necessária em tempos como os de hoje, de altos registros de ansiedade e doenças que levam ao suicídio. A defesa da vida e da saúde mental são importantes para a todos àqueles que julgam defender as 7 virtudes como nós”, completa.

Amanda Torres, presidente da Fraternidade Feminia Raul Serrano coordenou toda essa filantropia, com o pensamento de que toda maçonaria é uma grande família, se aliando aos jovens DeMolays e Maçons que ajudaram firmemente, de todas as formas, para que essa ação fosse realizada.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por