No Rio Grande do Sul, Barbeiro salva a vida de um Venerável-Mestre após uma parada cardíaca; GORGS presta homenagem para ele

Porto Alegre, 4 de fevereiro de 2021. Por volta das 11h daquela manhã de calor na capital gaúcha, o Venerável-Mestre da Loja Maçônica Fidelidade e Firmeza, o maçom Edegar Pereira Barboza, fazia seu trajeto habitual até a barbearia de costume, no bairro Tristeza, na Zona Sul. Ao chegar, uma experiência que jamais será esquecida: nem para ele e nem para o outro personagem dessa história, o barbeiro Roberto Pereira Menna Barreto.

O Venerável Mestre teve uma parada cardíaca e desfaleceu, caindo ao solo e ficando inerte. O socorro era urgente; qualquer segundo perdido poderia representar a morte ou causar sequelas graves para ele, que já estava inconsciente. Roberto Pereira não hesitou e começou a realizar os protocolos de primeiros socorros, iniciando de imediato uma massagem cardíaca, procedimento fundamental nesses casos.

Foram 35 minutos entre o ocorrido e a chegada da ambulância. Durante todo esse tempo, Roberto Pereira não desistiu e suportou as dores nos braços, sem nem mesmo pensar em parar.

Sua experiência como auxiliar de enfermagem entre 2000 e 2013 foi fundamental para manter a calma e concluir a manobra de forma correta. Segundo os médicos que atenderam o Venerável Mestre, se não fosse o auxílio, provavelmente ele teria morrido.

Roberto Pereira salvou a vida do Venerável Mestre Edegar Pereira Barboza.


A homenagem

Passadas algumas semanas, recuperado, após reencontro carregado de emoção, o Venerável-Mestre levou o assunto ao conhecimento dos maçons de sua Loja e do Grão-Mestrado. Ficou então definido que essa história não poderia passar em vão. A homenagem foi marcada para o dia 12 de maio, e aconteceu no Templo Nobre “Caldas Júnior”.

Presentes, o Grão-Mestre Celito Cristofoli, o Grão-Mestre Antônio Carlos Lampert, o presidente da Fundação São João Renato Dornelles, o ministro da Administração Daniel Furtado e o 1º vigilante da Oficina, Ir. Jorge Eduardo Monteiro da Silva. O Venerável-Mestre Edegar Pereira Barbosa e o sr. Roberto Menna Barreto estavam felizes pelo reencontro.

O Venerável Mestre abriu a reunião sendo direto:

Se não fosse você, Roberto, eu não estaria aqui hoje. Você salvou a minha vida”, agradeceu, emocionado. Ao receber uma placa das mãos do Grão-Mestre, Roberto agradeceu e lembrou que sua atitude foi quase instintiva. “Jamais deixaria um ser humano sem ajuda. Agi com meu coração”, manifestou.

Já o Grão-Mestre o felicitou em nome da Maçonaria e do GORGS. Destacou que aquele homem salvo era o líder de uma das mais tradicionais Lojas Maçônicas do Brasil, com grande significado para a Ordem Maçônica.

Foi o Grande Arquiteto do Universo que guiou suas mãos. O Ir. Edegar precisava estar exatamente lá. E nós agradecemos por isso”, definiu.

Após a homenagem, ambos foram ouvidos pela equipe da GORGSTV, que produzirá uma reportagem especial sobre o tema primeiros socorros. Acompanhe pelo canal www.youtube.com/GORGSTV .

Texto: Assessoria de Comunicação do GORGS

Foto do Maçom Rodrigo Reus/Comunicação Social do GORGS

Você também pode se interessar por