No Uruguai, Capítulo Rivera nº 01, completa 11 anos de trabalhos ininterruptos para a Ordem DeMolay

No Uruguai, o Capítulo Rivera n°01, localizado na cidade de Rivera, distante 500 km de Montevideo, completou no dia 19 de abril, 11 anos de trabalhos ininterruptos para a Ordem DeMolay, onde no começo de sua jornada foi patrocinada por três Lojas Maçônicas: Unión y Fraternidad Riverense n°79, Paz y Trabajo n°127 e Sendas nº143. E desde 2019, todos os Capítulos uruguaios são patrocinados diretamente pela Grande Loja da Maçonaria deste país.

Fundado e instalado no mesmo dia, em 18 de abril de 2010, essa cerimônia contou com a presença das autoridades da Grande Loja Maçônica do Uruguai.

Nesses onze anos de história e um legado ímpar, o Capítulo Rivera nº 01 já iniciou cerca de 160 jovens para a Ordem DeMolay. Nessa trajetória brilhante foi escolhido para ser o anfitrião do 4° Congresso da Região nove em 2018, evento realizado nos dias 27 e 28 de abril.

O evento contou com a participação dos representantes da nona região administrativa juntamente com a presença do maçom Luiz Kieling, membro do Supremo Conselho Internacional. Também estiveram presentes os Oficiais Executivos do Uruguai, Gustavo Barboza, do Paraguai Gustavo Noguera, da Bolívia, Roberto Lara e da Argentina, Jorge Quintanilla.

Contou também com a presença de uma grande comitiva brasileira. No evento estiveram presentes o Venerável Grão Mestre e o Vice Venerável Grão Mestre da Grande Loja da Maçonaria do Uruguai, José Garchitorena e Mario Pera, juntamente com a presença prefeito de Rivera, Marne Osorio.

O Capítulo Rivera nº 01 vem se destacando desde a sua instalação nas esferas administrativas, destacando o Irmão Juan Pablo Mello, no qual teve a oportunidade de ser o primeiro Mestre Conselheiro Nacional, instalado no ano de 2017. No Congresso Regional, em 2018, ele também foi escolhido para ser Mestre Conselheiro Regional da Ordem DeMolay para América do Sul e o Caribe.

O segundo Mestre Conselheiro Nacional também veio das fileiras do Capítulo Rivera nº 01, sendo o escolhido o Irmão Agustín Beux, instalado no ano de 2019.

Desde outubro de 2019, os irmãos José Sampayo e Juan Pablo Mello trabalham como adjuntos na Secretaria Nacional da Ordem DeMolay, a pedido do Oficial Executivo.

Desde a sua fundação, esse Capítulo está sempre muito próximo ao Capítulo Santana do Livramento n°433, no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, onde, sempre foi convidado para os congressos regionais da região sul do RS, e aos congressos estaduais, muitos dos quais o Capítulo Rivera nº 01 frequentou em grande número.

A Cada ano no Uruguai, desde de 2017, é realizado o Congresso Nacional, no qual esse Capítulo sempre participa. Pelo fato da Ordem no Uruguai ainda ser pequena, não é possível fazer congressos regionais.

O Capítulo esteve presente nos Congressos Regionais da Ordem DeMolay para a Região 9 (América do Sul e o Caribe) nos anos de 2016 (Assunção, Paraguai) e em 2017 (Cochabamba, Bolívia).

Também participou dos Congressos Internacionais da Ordem DeMolay em (Minneapolis, Minnesota, EUA) e, em 2019, (ano do centenário, Kansas City, Missouri, EUA).

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por