Ordem DeMolay nas Filipinas completa 75 anos

Em 23 de março de 1946, o primeiro Capítulo da Ordem DeMolay nas Filipinas foi formado e instituído em Manila (capital): Capítulo Jose Abad Santos nº 1, onde recebeu o nome do Venerável Jose Abad Santos, Past Grão-Mestre da Grande Loja das Filipinas e ex Presidente da Suprema Corte das Filipinas, que preferiu ser executado a colaborar com invasores estrangeiros durante a Segunda Guerra Mundial.

O Movimento DeMolay nas Filipinas começou com um Capítulo e seus 25 jovens. Hoje, 75 anos depois, as Filipinas têm cerca de 4.000 jovens em 100 Capítulos ativos, 8 Priorados de Cavalaria, mais de 3.000 Seniores DeMolay regulares pertencentes a mais de 70 Colégios Alumni e muitos outros DeMolays Seniores espalhados globalmente.

Com seu próprio Supremo Conselho (instituído em 04 de maio de 1983), a Ordem DeMolay nas Filipinas continua a garantir que o sonho do maçom Frank Sherman Land continue neste canto do mundo forjando grandes cidadãos para essa sociedade.

O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República das Filipinas, em inglês Supreme Council Order of DeMolay Phillipines – SCODP, foi oficialmente fundado em 9 de maio de 1984 e a este foi entregue a prerrogativa de administrar e reger a Ordem DeMolay em todo o território da República das Filipinas, antigo protetorado dos Estados Unidos.

Dessa forma, automaticamente, foi firmado um acordo de mútuo reconhecimento entre o Supremo Conselho Mãe da Ordem DeMolay, e o SCODP, na condição que esse novo Supremo Conselho defendesse os baluartes sagrados da Ordem DeMolay.

Foi também graças ao apoio da Grande Loja das Filipinas que o SCODP conseguiu ser estabelecido visto que os contatos iniciais eram feitos com esta potência regular e reconhecida.

Os contatos via Grande Loja começaram em 1980, e no ano seguinte, iniciou-se o processo de estabelecimento do novo Supremo Conselho nas Filipinas.

Etapa a etapa, foi criado um Supremo Conselho provisório como a primeira fase até que ele enfim fosse oficialmente estabelecido e criado em uma segunda etapa, na qual ele deixaria de ser provisório e passava a ser definitivo e regularmente reconhecido.

A Ordem DeMolay existe nas Filipinas desde 1921 quando nem o próprio Supremo Conselho Internacional, (SCI), existia e, a época; tinha apenas 404 Capítulos DeMolays em 27 estados dos EUA, Porto Rico e Filipinas, apesar de não haver mais registros dessa existência atualmente e sim, apenas a partir de 1930.  

Hoje conta com uma estrutura voltada aos jovens sem igual, incluindo inclusive um Centro da Juventude DeMolay (em inglês Philippine DeMolay Youth Center – PDYC) localizado em Manilla e que também serve como sede do SCODP, contando com gabinetes para o Grande Mestre, Grande Secretário, Salão para Cerimônias, biblioteca, dentre outros.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por