Os Rubis da Ordem DeMolay

Como é de conhecimento na história clássica da Ordem DeMolay, Frank Sherman Land, fundador da Ordem, já havia desenhado o emblema que viria a ser o nosso antes mesmo da Ordem DeMolay ser criada.

Parece estranho mas vamos explicar isso. Em 1908 o jovem Land, então com 18 anos, foi estudar no Instituto de Artes de Kansas City e sendo ele um fã de heráldica (no dicionário: arte ou ciência de identificação, descrição e criação de brasões), além de um habilidoso desenhista, já tinha feito vários brasões, às vezes apenas para praticar.

Em janeiro daquele ano, Frank Sherman Land, agora já Maçom da Loja Ivanhoe, recebe a ligação de outro membro, Sam Freet, informando que precisava da ajuda dele para empregar um jovem chamado Louis Gordon Lower, então com 17 anos e filho de Elmer Lower, membro da Loja deles e que havia falecido tempos antes.

Dando outro salto temporal, entre o começo de tudo e os primeiros encontros informais, O Hi Dad! Nos relata que Dad Land sabia da necessidade e um emblema para a instituição, e foi em um desses antigos desenhos que ele percebeu que anos antes já havia feito algo que se encaixava exatamente para a sua necessidade.

Com a ajuda da sua esposa, Nell Land, reencontrou o desenho, ao qual fez alguns ajustes finais e inseriu o significado para as 10 joias (até então pérolas) que rodeavam o escudo.

Estas passaram a significar os 9 jovens que primeiro começaram junto com ele (a décima pérola) os trabalhos do que seria a Ordem e completou: “Nos anos vindouros, todos nós vamos entrar na aventura além desta vida.

Então a cor de cada joia, por sua vez, pode mudar de branca para vermelha. A partir de então, haverá dez rubis para testemunhar que dez compartilharam de um sonho.” E então, o desenho foi concluído.

 Curioso é que o primeiro desenho adotado em 1919 tem 12 e não 10 pérolas, se tornando 10 apenas em 1920, quando também houve a primeira modificação na arte do emblema.

A ordem dos Rubis, conforme definido originalmente por Dad Land, foi sendo feita a partir da ordem de falecimento dos 9 primeiros jovens e ele.

Texto: http://memoriadaordem.blogspot.com/2015/04/episodio-22-os-9-rubis-de-10-parte-i.html

Você também pode se interessar por