Projeto Escola de Iniciáticos aprovado a nível nacional; origem nasceu em 2015, em SC, pelos gestores Leonardo Renz e Jorge Liberato, do Capítulo Hercílio Luz

O Gabinete Nacional (GN), do Supremo Conselho DeMolay Brasil (SCDB), através do programa Mais DeMolay, lançou neste mês de julho o projeto Escola de Iniciáticos desta Instituição Juvenil, com o objetivo de padronizar o ensino desta ritualística a nível nacional em torno de um material que contém todas as informações necessárias e precisas sobre o funcionamento da Ordem DeMolay, complementada também pelos rituais cerimoniais e legislações.

Os Gestores do Projeto “Escola de Iniciáticos” são os Irmãos Leonardo Renz e Jorge Liberato Delfino, membros do Capitulo Hercílio Luz 1049 e envolve um processo de ensino-aprendizagem contextualizado em termos pedagógicos, levando em consideração a importância de um tutor do próprio Capítulo.

A ideia do DeMolay Tutor ser um membro do próprio Capítulo parte do principio de que ele será o responsável não somente pelo o estímulo para que os Iniciáticos cursem as aulas previstas, mas principalmente pela complementação da formação com a devida problematização dos conteúdos frente a realidade do local e do grupo de irmãos.

“Para mim, encabeçar um projeto como esse a nível nacional é a realização de um grande sonho, já que pensamos nisso por muito tempo. Teremos profunda gratidão aos irmãos do Gabinete Nacional “Mais DeMolay” por abrir as portas do Supremo Conselho para esse nosso projeto”, menciona o Irmão Leonardo Renz, onde também é membro do Conselho Consultivo do Capítulo Hercílio Luz nº 1049.

Serão nove aulas que possuem temas históricos, ritualísticos e administrativos, distribuídas de maneira pedagógica na estrutura deste curso, onde estão elaboradas através de uma linguagem dinâmica e de fácil interpretação e entendimento, bem como desenhadas com auxílios de designers instrucionais voltados para a educação.

Com a unificação desta Instituição Juvenil em território nacional no final do ano passado, essa ideia foi levada ao então primeiro Mestre Conselheiro Nacional do SCDB, Irmão Jorge Vaz que aprovou esse projeto, juntamente com o também primeiro Mestre Conselheiro Nacional Adjunto, Irmão João Eduardo dos Santos (Juca).

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por