Protagonismo Juvenil: a liderança vem da base foi tema da palestra online realizada pelo Mestre Conselheiro Estadual do Amapá

Protagonismo Juvenil, a liderança vem da base, foi o tema da palestra online proferida no dia 19 de agosto, pelo Mestre Conselheiro Estadual do do Amapá, Irmão Petrúcio Cavalcante Teixeira, membro do Capítulo Francisco Lucas Matos de Oliveira n°860, patrocinado pela Loja Maçônica Duque de Caxias n° 1, tendo como objetivo inspirar os jovens a assumirem posições de liderança e protagonismo, independente de cargo ou idade, mostrando que eles podem sim fazer a diferença dentro do meio em que estão inserido através de iniciativas simples.

Protagonismo juvenil trata da força transformadora dos adolescentes, da criação de espaços para o diálogo franco entre jovens e adultos e da promoção de oportunidades para a expressão criativa e responsável do seu potencial. 

Os principais assuntos abordados nesta palestra online foram: definições de protagonismo jovem, a importância do jovem dentro da escola, trabalho e comunidade, qual a relação entre a Ordem DeMolay e o Protagonismo, além de debater qual é o papel do jovem nos dias atuais.

Durante a palestra online, foi proposto aos participantes analisarem sua própria realidade buscando identificar problemas e, em seguida, identificar possíveis soluções afim de mostrar que atitudes simples podem mudar o mundo.

“O tema foi pensado com base na minha experiência como membro da Ordem DeMolay de um estado pequeno, no qual o trabalho é feito com muita união, porém, quando estamos em escala nacional, dificilmente podemos observar irmãos de estados pequenos tomando destaque, justamente por falta de visibilidade. Por isso, o principal objetivo dessa conversa, foi de mostrar aos jovens que nós podermos sim, com esforço e dedicação, levar as nossas ideias Brasil a fora, independente da visibilidade ou política que permeia a dinâmica dos estados”.

O Irmão Petrúcio Cavalcante menciona que “o jovem é a base de qualquer sociedade, pois é nessa fase que se constroem as mudanças que se seguirão nas próximas gerações, e é por isso que temos de formar uma base de líderes, pra tornar o futuro mais próspero“.

Com a unificação da Ordem DeMolay em território nacional concretizada no final do ano passado, realizando assim um sonho tão desejado por todos, o Mestre Conselheiro Estadual do Amapá conta que espera essa Instituição Juvenil cada vez mais integrada e unida, sempre prezando pelas virtudes que ela ensina, trabalhando por amor, onde segundo ele, é dever como DeMolays é fazer com que “a nossa chama brilhe sobre o coração dos nossos Irmãos, através da amizade e do amor”.

Foto cedida para divulgação

Você também pode se interessar por